A Iberdrola obteve resultados líquidos de 2.408 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, menos 10,2% que no mesmo período de 2020, devido aos preços da energia, especialmente em Espanha, foi quarta-feira anunciado.

Num comunicado esta quarta-feira divulgado, a empresa refere que, contudo, excluindo os efeitos dos preços da energia, novos impostos e itens extraordinários menores, tais como a venda de 8% da Siemens Gamesa, que em 2020 deu uma mais-valia de 485 milhões, o lucro ajustado da Iberdrola atingiu 2.688 milhões de euros, mais 5,2% que no mesmo período de 2020.

A Iberdrola precisa que o Governo espanhol introduziu em meados de setembro medidas com impacto na atividade da empresa que agora aliviou, pelo que espera que o efeito que agora teve nas contas não se mantenha nos próximos meses.

O regulamento, que o Governo suavizou na terça-feira, reduziu os lucros da Iberdrola em 114 milhões de euros, um efeito que o presidente da empresa, Ignacio Sánchez Galán, espera não se manter nos próximos meses com as medidas introduzidas pelo Governo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nos primeiros nove meses do ano, os preços elevados da energia no Reino Unido e em Espanha já tiveram um impacto significativo no negócio global de produção e clientes da Iberdrola, cujo lucro bruto de exploração (EBITDA) caiu 44,7% para 1.086,1 milhões de euros.

Em Espanha, onde esta redução dos lucros tem sido aplicada desde meados de setembro, o lucro líquido caiu 87% para 76,3 milhões de euros.

Segundo Sánchez Galán, a Iberdrola vende toda a sua energia limpa — ou seja, energia renovável que não consome gás — a uma taxa fixa, o que permitiu aos clientes que dela beneficiam poupar um total de 2.000 milhões de euros em comparação com o que teriam de pagar com o preço do mercado grossista.

Sublinhou o esforço feito pela empresa, que teve de comprar eletricidade no mercado por não ter produção suficiente, ao mesmo tempo que salientou que a Iberdrola continua com os seus investimentos em Espanha, que nunca parou, apesar da incerteza regulamentar criada pelo decreto-lei do Governo.

A este respeito, indicou que nos primeiros nove meses do ano, a Espanha foi o país em que a Iberdrola mais aumentou os seus investimentos, em 20%, ascendendo a 1.600 milhões de euros.

Iberdrola pede “uma política clara para cumprir os planos que tem”, disse Galán, que indicou que como a situação é agora “mais clara”, os planos permanecem inalterados e vão continuar na mesma linha.

Sánchez Galán ratificou as previsões da Iberdrola de pagar um dividendo de 0,44 euros por ação e alcançar um lucro de 4.000 – 4.200 milhões de euros em 2022.

Relativamente à forma como a inflação dos preços poderia afetar a empresa, o presidente da Iberdrola salientou que todas as suas compras já estão totalmente cobertas para 2021 e 2022, salientando ao mesmo tempo que 96% da eletricidade é vendida a preços que já estão garantidos.