Uma das 15 obras dadas como desaparecidas da casa dos Rendeiro, na Quinta do Patino, em Alcabideche, está desde o dia 8 de setembro exposta numa galeria de arte em Bruxelas, na Bélgica. “Piaski”, do artista Frank Stella, feita em 1936, integra uma exposição patente até ao próximo dia 20 de novembro e pode ser visitada por qualquer pessoa, segundo a defesa do BPP.
Desde 11 de outubro que esta obra de Stella é uma das que está a ser procurada pelas autoridades que querem garantir que as 124 obras, apreendidas em 2010 a João Rendeiro, estão intactas e que podem servir para ressarcir todos os lesados dos processos relacionados com o BPP. À data as obras ficaram sob responsabilidade da sua mulher, Maria de Jesus Rendeiro, que desde que foi informada de que incorre num crime de descaminho por não as ter preservado tem também corrido tudo à procura das obras.
De facto Maria de Jesus Rendeiro ‘encontrou’ seis das 15 obras e informou o tribunal. Mas entre estas obras que localizou está também o “Piaski”, de Frank Stella, mas aparentemente falsificado, segundo informações da Polícia Judiciária esta sexta-feira fornecidas pelo advogado do BPP em tribunal. Na sessão em que Maria de Jesus Rendeiro devia explicar-se, foi o advogado Miguel Coutinho que acabou por dar conta do que aconteceu às restantes obras desaparecidas: 8 foram vendidas por 1,3 milhões de euros. Uma delas foi, o Piaski — que, segundo o site da leiloeira Christies, foi vendido a 9 de março deste ano de 2021 por 106.250 dólares, ou seja, 91.240 euros. O quadro foi vendido por um cliente privado, que terá sido João Rendeiro, que o tinha adquirido em março de 2005 através da Christies. O Observador tentou contactar a leiloeira mas ainda não obteve qualquer resposta.
Maria de Jesus Rendeiro chora e juíza suspende audição. Rendeiro vendeu oito obras por 1,3 milhões
Este foi um dos quadros apreendidos na sala de João Rendeiro, e que ali foram mantidos tendo Maria de Jesus Rendeiro como sua fiel depositária. E integra agora uma exposição na galeria Charles Riva Collection sob o nome Stella / Sperling que expõe um total de 12 obras de Frank Stella e de Josh Sperling. Piaski está no número seis.
Mulher de Rendeiro levou GNR a uma segunda casa. Quis provar que o marido não estava em Portugal
Além das oito obras vendidas, entre elas mais duas obras de Stella, e das seis que Maria de Jesus Rendeiro localizou (entre elas uma falsificação) há registo de três outros quadros falsificados. O que significa que ainda estão por localizar duas obras de arte.
Na sessão desta sexta-feira, em que a juíza que condenou João Rendeiro a dez anos de cadeia, o advogado do BPP pediu ao tribunal que perante a dissipação de pelo menos 1,3 milhões de euros de património, que ordem o arresto de todo o recheio da luxuosa vivenda do casal. As obras de arte apreendidas nunca tinham sido avaliadas mas serão, ainda assim, insuficientes para ressarcir os cerca de 30 milhões de euros que se provou que Rendeiro lesou o BPP.
Descaminho. Mulher de Rendeiro pode ser processada por ter retirado obras de arte de casa