Podia ser a ironia das ironias: o alto titular do combate à corrupção ser suspeito de… corrupção. Santiago Nieto, chefe da Unidade de Informação Financeira (UIF) do México, quase viveu esse momento quando regressava de uma viagem à Guatemala onde foi festejar o casamento, no passado sábado, com 300 convidados do mundo político e empresarial.

Uma inspeção dos serviços aeroportuários encontrou 35 mil dólares sem justificação aparente no avião privado em que voou e acendeu-se o escândalo. Resultado: dois dias depois demitia-se do cargo. E afinal, o dinheiro nem era dele.

Segundo a Lei da Lavagem de Dinheiro da Guatemala, as verbas superiores a 10 dólares têm de ser declaradas e tal não aconteceu.  O dinheiro, dividido em notas de 100, pertencia a Juan Ortiz, dono do jornal venezuelano El Universal, avança a imprensa mexicana.

Mas isso não impediu que os críticos apontassem a extravagância da boda nem a polémica. Para a travar, Santiago Nieto tomou uma decisão.  Nas redes sociais anunciou deixar o cargo: “Antes que o projeto possa ser afetado pelas críticas de atos de terceiros relacionados com um acontecimento pessoal e transparente, preferi apresentar a minha renúncia à liderança da UIF. A minha lealdade é para com o presidente López Obrador. O meu amor é para a Carla Humphfrey “[a mulher].

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, diz que o caso se tornou num “assunto escandaloso”, e embora reconhecendo que Nieto é íntegro, declara que não tolera extravagâncias, nada que “vá contra a austeridade republicana”, avança o jornal mexicano Excelsior.

O Chefe de Estado afirma que também fora convidado para a festa de casamento, mas rejeitou pois diz não ter tempo para eventos sociais: “Só como fora uma vez ao ano e é para celebrar o aniversário da minha mulher”, cita-o o El Mundo. Seja como for, concorda com a saída de Nieto, segundo a Forbes Mexico: “Penso que foi uma boa decisão de Santiago Nieto ao apresentar a sua renúncia e designar Pablo Gómez (para o cargo).

A demissão de Santiago Nieto foi precedida de uma outra: a de Paola Félix Díaz, a conselheira de Turismo da Cidade do México, por estar num voo privado na companhia de um empresário que tinha contratos com o governo, o que não se coaduna com a tal “austeridade republicana”.

Desde que foi designado para chefiar a Unidade de Informação Financeira, em 2018, Nieto tornou-se numa peça crucial para reerguer o trabalho fiscal no país, diz o El Mundo

A líderar a UIF está agora Pablo Gómez, o catedrático de 75 anos que é um aliado de há muito tempo de Lopez Obrador na fundação do Partido da Revolução Democrática (PRD). Destacou-se também pelo papel ativo na defesa de causas sociais durante o movimento estudantil de 1968, no México.