Uma tempestade em Aswan, no Egito, causou vários estragos na passada sexta-feira e sábado. Três pessoas morreram, registaram-se várias inundações e houve cortes de energia na cidade egípcia localizada numa das regiões mais secas do mundo. No entanto, o pior veio depois da intempérie: uma infestação de escorpiões altamente venenosos, que já obrigou à hospitalização de 503 pessoas.

Segundo o The Washigton Post, o subsecretário do ministério da Saúde do Egito, Ehab Hanafy, revelou que ainda ninguém morreu vítima da picada de um escorpião, mas teve de ser feita uma mobilização excecional dos serviços de saúde para conseguir fazer face ao aumento de internamentos.

O governador da região de Aswan, Ahsraf Attia, adiantou que os médicos que estavam de férias tiveram de voltar ao local de trabalho para conseguir atender tantos pacientes. Além disso, os hospitais da região foram colocados no nível máximo de alerta.

Para tratar os doentes que foram vítima de uma picada de escorpião, os médicos têm de administrar uma dose de antiveneno, sendo que o governo egípcio já garantiu ter doses suficientes para tratar todos os pacientes que dão entrada no hospital.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As picadas por escorpião são comuns em regiões áridas, mas raramente atingem a proporção dos últimos dias. Normalmente, os animais escondem-se durante o dia em tocas, pedras, em fendas e em madeira. Porém, a tempestade obrigou-os a sair dos seus esconderijos e a estar mais perto de pessoas.

A tempestade que atingiu a região de Aswan ocorre raramente. O ar esteve excecionalmente húmido, o que, juntamente com as temperaturas altas, levou a que houvesse trovoada e até granizo. Num espaço de 48 horas, choveu o equivalente a quatro anos.