Olá

863kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Canadá atingido pela "tempestade do século". Ministro culpa "alterações climáticas"

Este artigo tem mais de 2 anos

Aluimentos de terras, inundações e uma morte. Este foi o resultado de um rio atmosférico que atingiu o oeste do Canadá, naquela que é considerada a "tempestade do século". Trudeau está "preocupado".

As inundações levaram à interrupção de "todos os serviços ferroviários de e para o porto de Vancouver"
i

As inundações levaram à interrupção de "todos os serviços ferroviários de e para o porto de Vancouver"

EPA

As inundações levaram à interrupção de "todos os serviços ferroviários de e para o porto de Vancouver"

EPA

“Foi a tempestade do século” no Canadá. A chuva caiu com muita intensidade perto de Vancouver, na província da Colúmbia Britânica, no oeste do país, tendo causado a morte de pelo menos uma mulher. Na sequência de um rio atmosférico, houve ainda aluimentos de terra e inundações.

“O corpo de uma mulher foi encontrado numa derrocada de terras ocorrida na estrada 99 perto de Lillooet, a 250 quilómetros a norte de Vancouver, na segunda-feira de manhã”, disse na terça-feira a Real Polícia Montada do Canadá, em comunicado.

“O número total de pessoas e veículos dados como desaparecidos ainda não foi confirmado”, indicaram ainda as autoridades, acrescentando que as buscas continuam.

Na segunda-feira, os cerca de sete mil habitantes da cidade de Merritt, situada a 300 quilómetros a nordeste de Vancouver, receberam instruções para saírem da zona. “Esta ordem de evacuação deverá permanecer em vigor durante provavelmente mais de uma semana”, uma vez que as inundações continuam a causar “riscos e danos significativos”, disse o município, na terça-feira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As inundações levaram à interrupção de “todos os serviços ferroviários de e para o porto de Vancouver”, disse a porta-voz da autoridade portuária local Matti Polychronis.

De acordo com imagens transmitidas pela televisão canadiana, a chuva parou, mas muitas estradas estão fechadas e as cidades inundadas.

Algumas zonas registaram cerca de 95% da precipitação mensal em 24 horas, disse o meteorologista Armel Castellan da agência meteorológica canadiana.

“Não tenho dúvidas de que estes eventos estão relacionados com as alterações climáticas, por não terem precedentes”, disse o ministro da Segurança Pública da província, Mike Farnworth, em conferência de imprensa.

O primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, afirmou estar “muito preocupado com a situação na Colúmbia Britânica” e salientou que a província terá “os recursos que possa necessitar”.

Efeitos do rio atmosférico

EPA

“Foi a pior tempestade do século”, descreveu o ministro da província de Colúmbia Britânica, tendo sido causada por um rio atmosférico, que ocorre pela influência de uma massa de ar tropical com elevado conteúdo em vapor de água.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.