A Áustria anunciou um confinamento total que arranca já na próxima segunda-feira. Vai ainda tornar a vacinação obrigatória a partir de 1 de fevereiro, anunciou esta sexta-feira o chanceler austríaco, Alexander Schallenberg. Torna-se assim no primeiro país da União Europeia a regressar ao lockdown face ao crescimento dos casos de Covid-19.

O confinamento terá uma duração máxima de 20 dias e será avaliado dentro de dez.

Os estados de Salzburgo e Alta Áustria já tinham anunciado o confinamento a partir de segunda-feira e pressionaram o governo a tomar uma medida idêntica a nível nacional.

O país já tinha inovado no panorama europeu, ao ser o primeiro da União Europeia a introduzir, no início desta semana, o confinamento dos não vacinados ou recuperados há pouco tempo, mas as infeções continuaram a aumentar. Ontem, registou um novo máximo, com 15 mil novos casos.

“Apesar de meses de persuasão, não conseguimos convencer o número suficiente de pessoas a vacinarem-se” lamentou o chanceler em Tyrol, onde esteve reunido com os chefes dos governos estaduais. Schallenberg foi mais longe e culpou mesmo os não vacinados pelo “ataque ao sistema de saúde”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR