788kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Jogar recuado, pensar pequeno e dar uns balões para a frente à procura do erro: a fórmula para o United empatar fora com o Chelsea

Este artigo tem mais de 2 anos

Carrick montou uma equipa para não perder mas arriscou-se a ganhar em Stamford Bridge, onde Ronaldo entrou a 25 minutos do final para ver Chelsea carregar sobre o United sem desfazer o empate (1-1).

Ronaldo foi a grande surpresa ao começar no banco frente ao Chelsea, entrando a 25 minutos do final sem aparecer no jogo
i

Ronaldo foi a grande surpresa ao começar no banco frente ao Chelsea, entrando a 25 minutos do final sem aparecer no jogo

Getty Images

Ronaldo foi a grande surpresa ao começar no banco frente ao Chelsea, entrando a 25 minutos do final sem aparecer no jogo

Getty Images

A vitória do Manchester United em Espanha frente ao Villarreal, que carimbou a passagem da equipa aos oitavos da Liga dos Campeões (e confirmou um dos primeiros objetivos para a temporada), ficou resumida a um antes e depois Bruno Fernandes, que saiu do banco e agarrou numa equipa curta, dominada e sem capacidade para chegar à frente para se tornar grande, dominadora e com capacidade para marcar golos. Michael Carrick não poderia ter melhor estreia olhando apenas para o resultado mas cedo se percebeu que a opção de deixar o médio português e Rashford no banco não tinha sido a melhor. Ainda assim, nem essa espécie de “aviso” deixou que o técnico interino seguisse a sua ideia, como se viu em Londres.

Este Ronaldo ainda é de se tirar o chapéu mas esta equipa precisa de mais para fugir da tempestade (a crónica do Villarreal-United)

Na antecâmara da mais do que provável chegada do alemão Ralf Rangnick para agarrar a equipa, dar uma outra estabilidade e segurar o barco até chegar o treinador que iniciará o novo ciclo depois da saída de Ole Gunnar Solskjaer, o técnico olhou para a vertente física, pensou ainda no lado estratégico e decidiu deixar Ronaldo no banco frente ao Chelsea, naquela que foi a maior surpresa nas opções iniciais. Em paralelo, e apenas pela segunda vez em 194 partidas a contar para todas as competições desde 2018/19, lançou no meio-campo em simultâneo Matic, McTominay e Fred, deixando no ataque Rashford, Jadon Sancho e Bruno Fernandes mais solto. Um conjunto de tração atrás no jogo em que tinha de ir à frente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os miúdos mostraram que a Signora caiu de Vecchia (a crónica da goleada do Chelsea à Juventus)

No seguimento de uma série de resultados que levou depois à saída do norueguês, o Manchester United chegava a Stamford Bridge numa série de apenas uma vitória e cinco derrotas em sete jogos na Premier League, o que colocava a equipa já a 12 pontos do campeão europeu e líder da prova. Uma derrota, que iria ser a terceira consecutiva, aumentava o fosso para uma distância de 15 que começava a ser em definitivo impossível de recuperar (mais os 12 de Manchester City e os 11 do Liverpool, nesse cenário). No entanto, a grande preocupação de Carrick passava sobretudo por controlar as ações ofensivas dos blues, sem grande atenção à capacidade de colocar também o adversário em sentido lá atrás. Chegou para o empate.

Em apenas quatro minutos, o Chelsea deixou logo duas sérias ameaças à baliza contrária, com Ziyech a atirar fraco após jogada de Hudson-Odoi (3′) e o mesmo Hudson-Odoi, após uma abordagem demasiado macia de Lindelöf, ganhar espaço na área para rematar e obrigar David de Gea à primeira grande defesa da tarde (4′). O domínio ofensivo dos visitados poderia ser maior ou menor mas nunca o Manchester United conseguiu contrariar essa tendência perante a incapacidade de sair em transições, contando com a ajuda da trave (Rüdiger aos 31′, num tiro de longe que surpreendeu tudo e todos) e do número 1 espanhol (Reece James aos 45′, num livre lateral que não sofreu desvios e quando ia enganando David de Gea) para segurar o nulo até ao intervalo quando o Chelsea merecia bem mais pelo domínio completo do jogo.

A segunda parte parecia trazer o mesmo filme visto nos 45 minutos iniciais mas bastou apenas um erro e uma oportunidade para tudo mudar: Bruno Fernandes fez um balão para a frente a tirar a bola da zona de perigo, Jorginho tentou parar (mal) de primeira, Jadon Sancho ficou isolado com 30 metros para correr e não perdoou perante Mendy (49′). O Manchester United passava a ter a vantagem do seu lado e percebia que podia jogar também com o balanceamento ofensivo do adversário em busca do empate, o que dava mais espaços para explorar a profundidade que levaram à aposta em Ronaldo 25 minutos do final quando o único sinal de vida do Chelsea tinha sido um remate ao lado de Timo Werner após um canto.

[Clique nas imagens para ver os golos do Chelsea-Manchester United em vídeo]

As características que o jogo levava tão depressa poderiam levar a um empate pela pressão do Chelsea como a um hipotético 2-0 do Manchester United pelos espaços que se iam abrindo mas uma imprudência de Wan-Bissaka, a cometer um penálti sobre Thiago Silva na sequência de uma bola parada, permitiu a Jorginho corrigir o erro do primeiro golo e fazer o 1-1 (69′). A partida voltava a conhecer um sentido único com Tuchel a lançar Pulisic, Mason Mount e Lukaku para o ataque final mas, com momentos de alguma atrapalhação à mistura e uma chance soberana para Fred contrariar a lógica após um erro de Mendy, o empate não voltou a ser desfeito, numa espécie de mal menor para uns curtinhos red devils.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora