A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda a vacinação das crianças entre os cinco e os 11 anos, com prioridade para as crianças com doenças consideradas de risco para Covid-19 grave, anunciou em comunicado de imprensa.

A única vacina a ser utilizada nesta faixa etária será a da Pfizer/BioNTech, a única com luz verde da Agência Europeia do Medicamento. O comunicado confirma que a DGS vai ao encontro da posição assumida pela Comissão Técnica de Vacinação contra a Covid-19.

A DGS argumenta que o número de novos casos de Covid-19 em crianças tem vindo a aumentar e que, embora a doença tenda a ser ligeira entre as pessoas com cinco a 11 anos, existem formas graves de Covid-19 nesta faixa etária.

O risco de hospitalização é maior em crianças com comorbilidades, mas as autoridades de saúde entendem que a vacinação deve ser universal — não limitada apenas às crianças com comorbilidades — porque “muitos dos internamentos ocorrem em crianças sem doenças de risco”.

Por outro lado, a DGS admite que a recomendação pode vir a ser alterada “sempre que se justifique”, nomeadamente tendo em conta as informações vindas de outros países, caso venham a ser conhecidos mais dados sobre novas variantes.

A DGS e o Núcleo de Coordenação de Apoio ao Ministério da Saúde vão prestar esclarecimentos técnicos e sobre o calendário de vacinação, assim como sobre a logística, em conferência de imprensa na sexta-feira, 10 de dezembro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR