AC Milan: três vitórias a abrir a Serie A, um empate em Turim com a antiga toda poderosa Juventus que até soube a pouco, sete triunfos consecutivos e uma série com apenas dois sucessos nos últimos seis jogos, com as duas primeiras derrotas e um empate em Udine que ofereceu a liderança ao rival Inter. Nápoles: oito vitórias no arranque da Serie A, um nulo num encontro muito dividido no Olímpico com a Roma de José Mourinho, mais dois triunfos e uma série com apenas um sucesso nos últimos seis jogos, com as três primeiras derrotas que valeram a descida ao quarto lugar por troca com a Atalanta. Aquilo que no início de novembro parecia um jogo pelo primeiro lugar tornou-se sobretudo na redenção de uma espécie de “furo lento” em carros que deixaram de carburar. E a vitória, para ambos, tornava-se fundamental.
Várias razões motivaram esse período, entre lesões, desgaste pelo acumular de jogos tendo as competições europeias pelo meio e quase uma espiral de contrariedades que atraem outras contrariedades. Contudo, e como o tempo não tem tendência a parar, AC Milan e Nápoles jogavam muito em San Siro na penúltima jornada no ano civil de 2021 que dará depois uma “folga” de duas semanas sem competição.
“Estamos a ter uma grande primeira metade de temporada mas faltam ainda dois jogos. Gostava muito de bater o recorde de 43 pontos que conseguimos na última época e temos agora 39, mas também sabemos que teremos um grande adversário com um grande treinador, que nos fará aumentar o nível. Inter? Não me parece que tenham descolado na classificação, os títulos não se ganham em dezembro. Começámos a ganhar os jogos todos, agora estão eles assim, mas isto não é uma corrida contra ninguém mas apenas contra nós próprios. Sabemos que as últimas exibições não foram as melhores mas vamos tentar mostrar toda a nossa qualidade”, salientara Stefano Pioli, técnico dos visitados, antes do jogo.
2015 – Il Napoli ha tenuto la porta inviolata in due gare consecutive di Serie A contro il Milan per la prima volta dal 2015. Saracinesca.#SerieA #MilanNapoli
— OptaPaolo (@OptaPaolo) December 19, 2021
“Ausências do AC Milan? Nós também temos cinco unidades importantes de fora, o Mário Rui, o Insigne, o Fabián Ruíz, o Osimhen e o Koulibaly não estarão neste jogo. Só teremos 16 ou 17 jogadores disponíveis mas são os suficientes para irmos a jogo com qualquer equipa. É claro que depois tem peso para quem joga sempre mas vamos com o que é preciso para ganhar. Queremos ser uma equipa ambiciosa e para isso só dependemos de nós”, destaca Luciano Spalletti, treinador dos visitantes, que cumpriu dois jogos de castigo que coincidiram com outras tantas derrotas “e que custaram ver de fora”.
5 – Eljif Elmas (after 5 minutes) has scored Napoli's fastest Serie A goal against AC Milan since Gökhan Inler (4') in November 2012. Speed.#MilanNapoli
— OptaPaolo (@OptaPaolo) December 19, 2021
Para não variar, e entre as muitas estrelas em campo mesmo entre tantas ausências como a de Rafael Leão, ainda de fora por questões físicas, um nome surgia acima de todos: Zlatan Ibrahimovic. E, como revelou a Gazzetta dello Sport, o sueco poderia nesta altura estar a fazer este jogo… pelo Nápoles. “O Maradona é um mito. Vi um documentário sobre ele e decidi ir para o Nápoles para fazer como o Diego: ganhar o Campeonato italiano. Estava cansado dos EUA, pensei na reforma mas o [agente] Mino Raiola disse-me ‘Estás louco, tens de voltar a Itália’. Estava tudo certo com o Nápoles mas o De Laurentiis [presidente] demitiu o Ancelotti. Aí perguntei ‘Qual é a pior equipa que posso salvar?’ e ele respondeu-me que o AC Milan tinha perdido 5-0 com a Atalanta. Então decidi ir para o AC Milan, era um clube que conhecia e uma cidade de que gostava”, contou antes de novo encontro com a equipa do sul da Itália.
????️"It was done with Napoli. I wanted to make the fans go crazy. Then they sacked Ancelotti and I knew Gattuso didn't need a striker like me. So I asked Mino Raiola who was the worse team that I could improve, and he said Milan just lost 5-0 to Atalanta"
-Zlatan Ibrahimovic pic.twitter.com/X9sZxA1YSg
— Football Talk (@FootballTalkHQ) December 1, 2021
O dianteiro que se descreve como uma espécie de Benjamin Button do futebol moderno aos 40 anos tinha conseguido resgatar um ponto na última jornada em Udine, fazendo o 1-1 nos descontos, mas agora tentou mas sem sucesso evitar nova derrota do AC Milan que teve apenas um golo de Elmas logo no quinto minuto e na sequência de um canto com desvio de cabeça ao primeiro poste. Ibrahimovic atirou de cabeça a rasar o poste na primeira parte (18′), viu por duas vezes Rrhamani tirar a bola na altura em que se preparava para visar a baliza de Ospina no segundo tempo, festejou ainda um golo de Kessié aos 90′ que seria anulado por ação do VAR (que motivou muitos protestos) mas foram mesmo os napolitanos a fazer a festa.
[Clique na imagem para ver o golo do AC Milan-Nápoles em vídeo]
Com este triunfo muito saudado por Luciano Spalletti e jogadores em pleno relvado de San Siro enquanto os elementos do AC Milan continuavam a ver em telemóveis o lance que impediu o empate mesmo ao cair do pano, o Nápoles juntou-se aos rossoneri no segundo lugar com 39 pontos, já a quatro do líder Inter e com apenas mais dois do que a Atalanta. A Roma de José Mourinho está em quinto com 31.
???????? FINAL | Milan 0-1 Napoli
Jogo entre adversários diretos vale subida do Nápoles ao 2º lugar, por troca com os rossoneri#SerieATIM #MilanNapoli pic.twitter.com/uQIXPCiq4P
— GoalPoint (@_Goalpoint) December 19, 2021