O aviso para a segunda edição dos estágios na administração pública “EstágiAP XX” deverá ser lançado em janeiro e os critérios de seleção serão semelhantes aos da primeira edição, segundo o Ministério do Estado e da Administração Pública.

Em resposta à Lusa, o ministério tutelado por Alexandra Leitão adiantou que esta segunda edição de estágios “destina-se aos serviços que concorram ao aviso que deverá ser publicado em janeiro“, sendo que, “para os candidatos, os critérios de seleção manter-se-ão idênticos aos previstos” na resolução do Conselho de Ministros publicada em março de 2021, que criou o programa extraordinário de estágios na administração direta e indireta do Estado, destinado à carreira de técnico superior.

Na primeira edição dos estágios estiveram em concurso 500 vagas, sendo estas dirigidas a jovens licenciados até aos 30 anos, ou até aos 35 anos em caso de existência de deficiência ou incapacidade.

Os estágios têm a duração de nove meses, a tempo completo ou parcial, e uma bolsa remuneratória mensal de 998,5 euros ilíquidos, correspondendo ao nível remuneratório da primeira posição da carreira de técnico superior.

No Conselho de Ministros da semana passada foi aprovada a resolução que cria esta segunda edição dos estágios, a realizar em 2022, desta vez com o dobro das vagas. O Programa “EstágiAP XXI” integra o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR