O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, respondeu a Alexei Navalny depois das críticas que o opositor de Putin deixou nas redes sociais. Diz Santos Silva que “a crítica dirigida a Portugal é profundamente injusta” e que “a ideia que os funcionários públicos portugueses carregam malas de dinheiro é insultuosa”.

“Li uma crítica dirigida a Portugal, parece-me uma crítica profundamente injusta. A ideia que os funcionários públicos portugueses carregam malas de dinheiro é insultuosa e não tem nenhum fundamento”, afirmou o ministro na conferência de imprensa do Conselho de Ministros depois de questionado sobre as observações de Navalny.

Alexey Navalny critica Portugal por ter concedido cidadania a Roman Abramovich

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Como todos sabemos quando fazemos críticas sem fundamento essas críticas não têm nenhuma pertinência”, atirou ainda o governante que antes tinha recordado que, em Portugal, desde 2014 é permitido aos descendentes de judeus sefarditas, expulsos do país no final da idade média, pedir a nacionalidade portuguesa.

“O Ministério dos Negócios Estrangeiros não intervém nesse processo, regulado por uma lei da Assembleia da República. Recordo que na última alteração à lei da nacionalidade essa questão colocou-se no debate parlamentar e o Parlamento optou por não introduzir nenhuma alteração legislativa ao regime que permite a descendentes de judeus sefarditas expulsos de Portugal no final da idade média adquirirem a nacionalidade portuguesa”, notou o ministro, acrescentando ainda que “a diplomacia portuguesa não trata de questões relativas a particulares”.

“Portugal tem como elemento basilar do seu ordenamento jurídico o respeito escrupuloso da liberdade de expressão que é também a liberdade crítica, mas não compete à diplomacia portuguesa responder a particulares. Tratamos de questões entre estados”, disse Santos Silva.