Um incêndio atingiu este domingo o parlamento da África do Sul, mas não há feridos a registar nem são conhecidas as causas. Dezenas de bombeiros estão no local a tentar combater as chamas. E, segundo avança a CNN, o teto já colapsou.
O incêndio deflagrou por volta das 03h30 TMG (mesma hora em Lisboa), no terceiro andar do edifício. A meio da manhã, segundo a Reuters, o fumo ainda era visível num dos edifícios que compõem o parlamento na Cidade do Cabo.
Emerging: Video shows fire burning on campus of Houses of Parliament of South Africa in Cape Town pic.twitter.com/RNHVNkMOGW
— Factal News (@factal) January 2, 2022
Em comunicado, o parlamento já informou que o fogo está controlado na Ala Velha (Old Wing). “Os bombeiros estão neste momento a tentar controlar o fogo na Ala Nova (New Wing), que afetou a Câmara da Assembleia Nacional”, lia-se no comunicado divulgado esta manhã.
PARLIAMENT CONFIRMS FIRE BREAKOUT AT THE PRECINCT pic.twitter.com/eQ7KovPwsL
— Parliament of RSA (@ParliamentofRSA) January 2, 2022
Não há, pelo menos para já, relatos de feridos. A causa do fogo ainda é desconhecida.
BREAKING: A major fire has broken out in South Africa's Parliament in Cape Town, where firefighters have been battling the blaze this morning.
Read more here: https://t.co/zQFPo53KtJ pic.twitter.com/Ei8KguICsl
— Sky News (@SkyNews) January 2, 2022
Jean-Pierre Smith, da equipa do presidente da câmara da cidade, disse que os bombeiros detetaram rachas na parede, tendo o telhado de uma das áreas desabado. A Reuters adianta que cerca de 60 bombeiros e 12 veículos estão no local a tentar combater as chamas.
South Africa’s Parliament in Cape Town on fire; it is not immediately established whether there are people inside as efforts to contain the inferno continue. https://t.co/LypGgg5W45 pic.twitter.com/NoHAwIctpP
— Branji (@BrianGeorgeKE) January 2, 2022