Jimmy Donaldson, conhecido no Youtube como MrBeast, foi o youtuber mais bem pago em 2021, o que o coloca em primeiro na lista da Forbes, com mais de 10 mil milhões de visualizações e 47,2 milhões de euros arrecadados no ano passado.

MrBeast “destronou” assim o até agora número um do Youtube na Forbes nos dois anos anteriores, o jovem de 10 anos que que faz críticas a brinquedos, Ryan Kaji.

Mas o que faz MrBeast ao certo? O youtuber norte-americano de 23 anos cria conteúdos com recurso a elevados orçamentos e diversos desafios para serem realizados, como passar 50 horas enterrado vivo num caixão, oferecer 10 mil dólares a quem se sentasse numa banheira coberta de cobras ou criar a sua própria versão da famosa série da Netflix “Squid Game” com cenários idênticos à versão sul-coreana — sendo que neste caso, quem perdesse não morreria, mas perderia a hipótese de ganhar um prémio monetário no fim.

Em segundo lugar na lista referente ao ano passado vem o youtuber e pugilista Jake Paul, com 39 milhões de euros ganhos no ano transato. Desde 2018 que o pugilista não entrava no top 10 da Forbes, e o seu irmão, Logan Paul, que também consta nos 10 mais bem pagos, não tinha o seu nome na lista desde 2017.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

À BBC, o especialista em tendências do Youtube, Chris Stokel-Walker, explicou que a lista se torna interessante precisamente por demonstrar “quão obsoleto” o Youtube se tornou. “Espanta-me quão ‘branca’ e masculina a lista é”, afirmou.

Se escolhermos qualquer um dos nomes e compararmos com listas de anos anteriores, provavelmente vamos encontrá-los lá também, apenas numa ordem diferente”, esclareceu o especialista em tendências do Youtube.

De acordo com o canal britânico, em 2021, a plataforma de vídeos teve um total de 2.3 mil milhões de utilizadores no mundo, e mil milhões de horas de conteúdo consumido diariamente.

O Youtube foi inicialmente desenvolvido, de acordo com Chris Stokel-Walker, como algo disruptivo dentro da industria dos media, e que acabaria com uma série de barreiras na produção de conteúdo, numa tentativa de “democratizar o modo como a sociedade e a indústria do entretenimento funciona“.

Esta lista sugere que [o Youtube] se está a assemelhar cada vez mais com a TV do que seria preferível. A introdução de dinheiro na plataforma significa que o conteúdo é agora de alto risco — e podemos observá-lo no modo como MrBeast o produz. Não é igual a nada do que é feito no Youtube, parece-se mais com televisão sob grandes orçamentos”, explicou.

A lista é feita, não com base nas visualizações, mas sim nas receitas que cada youtuber consegue arrecadar com base em parcerias com marcas, patrocínios e venda de merchandise.

Os 10 youtubers mais bem pagos de 2021 arrecadaram um total de 262,6 milhões de euros.

Veja na fotogaleria acima a lista da Forbes dos youtubers mais bem pagos de 2021, e quanto é que cada um conseguiu arrecadar no ano passado.