As antenas parabólicas da Starlink, serviço pertencente à empresa espacial SpaceX, de Elon Musk, fazem parte de um projeto que prevê criar o acesso à internet em todo o mundo. Mas parece atrair um problema indesejado.

Vários animais, especialmente gatos, aproveitam o calor emanado das antenas para se aquecerem em dias mais frios. Um dos utilizadores da Starlink publicou uma foto na rede social Twitter onde é possível ver cinco gatos aninhados numa antena da empresa.

A Starlink funciona bem até os gatos descobriram que os pratos [das antenas] emendam um pouco de calor nos dias frios”, comentou o utilizador do Twiter Aaron Taylor.

Quando é ativado o “modo de derretimento de neve” nas antenas parabólicas, estas emanam calor para que a neve se acumule, o que acaba por atrair animais, especialmente quando os dispositivos são instalados no chão das propriedades.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Eu estava a verificar o meu prato com visão térmica e na realidade parece que todo o prato, até a parte de trás, está quente”, comentou um outro utilizador na rede social Reddit, segundo o site Futurism.

Quando a internet é utilizada, as antenas inclinam-se de modo a que animais como pássaros e roedores não possam aninhar-se nelas, pelo que não há indicação até à data de que os utilizadores estejam a ter problema na ligação online.

A SpaceX laçou cerca de dois mil pequenos satélites para o espaço na tentativa de providenciar internet em qualquer parte do planeta. Atualmente, segundo um relatório da DataReportal, mais de seis em cada 10 pessoas utilizam internet em todo o mundo.