A Câmara de Ílhavo inaugurou esta segunda-feira o Laboratório do Envelhecimento, um projeto que tem por objetivo principal aumentar o conhecimento sobre o envelhecimento e criar novas respostas.
A investigação, o conhecimento e a criação são os três eixos de atuação do Laboratório de Envelhecimento, tendo por objetivo “repensar as atuais práticas, propor novas soluções, desenvolver e implementar novas respostas, programas e produtos gerontológicos”.
Para os alcançar, a Câmara Municipal de Ílhavo desenvolveu parcerias com diversas entidades do universo académico, tecnológico, da saúde e do setor social.
João Campolargo, presidente da Câmara de Ílhavo, considera que os números provisórios dos Censos 2021 “exigem uma mudança de olhar, de atenção e de foco”.
“O envelhecimento populacional será, talvez, a maior transformação social deste século” e constitui “não só um desafio demográfico como um desafio de coesão territorial”, disse o autarca no ato inaugural.
Para João Campolargo, “é urgente encetar mudanças profundas na maneira de formular políticas em saúde e de prestar serviços de saúde às populações que vão envelhecendo e não têm rede familiar”.
Cuidar do envelhecimento não pode significar apenas cuidar da doença ou da solidão, pois requer um modelo de cuidados integral, focado nas necessidades dos adultos maiores e na otimização de habilidades fundamentais, realçou.
Segundo o presidente da Câmara de Ílhavo, “o Laboratório do Envelhecimento deve ser capaz de repensar as atuais práticas instituídas, propor novas soluções, desenvolver e implementar novas respostas, programas e produtos gerontológicos”.
Neste laboratório, vamos ter a melhor produção científica da nossa academia, a melhor resposta de soluções e produtos das empresas aos desafios do envelhecimento e a melhor criação das associações. Essa é uma combinação que facultará o conhecimento, as soluções e as práticas para implantar, a nível municipal, planos de saúde pública que garantam um envelhecimento digno, com qualidade de vida, saúde, bem-estar e segurança, disse.