760kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Envelhecimento

Resposta Pronta

"Lares? As pessoas querem estar em casa"

Nuno Marques, coordenador do Plano de Ação para o Envelhecimento Ativo e Saudável, explica algumas das medidas que pretende aplicar até 2026.
Envelhecimento

O envelhecimento, enorme conquista civilizacional

À pergunta sobre se estamos a tratar mal os nossos idosos, respondo que não, mas acrescento que não estamos a otimizar essa assistência. O médico melhor preparado para tratar os velhos é o Geriatra.
Resposta Pronta

Mortes em casa. "Portugal está em contraciclo"

Um estudo da Universidade de Coimbra conclui que Portugal é um dos países com menor número de mortes no domicílio. A investigadora Bárbara Gomes destaca uma “mudança fulcral nos cuidados paliativos”.
Sociedade

Envelhecer de forma saudável e digna

Para melhorar a qualidade de vida da população, 38 projetos de apoio ao envelhecimento ativo e saudável foram apoiados com mais de 1,3 milhões de euros pelo Prémio BPI Fundação “la Caixa” Seniores.
Cinema

Víctor Erice de olhos bem abertos, 30 anos depois

Há três décadas que o realizador espanhol não filmava uma longa-metragem. No LEFFEST apresentou "Fechar os Olhos" (que agora se estreia em sala) e falou de memória e do cinema como organismo vivo.
Iniciativas Observador

Como reverter os efeitos do envelhecimento?

Viver mais? Viver melhor? Viver melhor nos anos que nos restam? Miguel Seabra, Pedro Sousa-Victor e Cláudio Franco conversam sobre os projetos que investigam e os desafios da ciência nestas questões.
Envelhecimento

Combater o idadismo e promover a longevidade feliz

Como sociedade, temos a obrigação de garantir que as pessoas sejam capazes de envelhecer com dignidade e desfrutar de uma boa qualidade de vida, em qualquer altura.
Envelhecimento

Projeto põe 200 seniores de Gaia a cantar

Mais de 200 seniores de instituições de Vila Nova de Gaia frequentam o programa "Cante pela sua saúde", dinamizado pela cantora Anabela Pires e que pretende promover o envelhecimento ativo.
Envelhecimento

Afinal quem quer saber dos velhos?

Também devíamos ter o Dia de Respeito pelos Idosos. Seria o dia 22 de Dezembro, por enquanto livre de outra comemoração, início do Inverno, final do ano, pela associação simbólica com o envelhecimento
Envelhecimento

 Envelhecer: o poder da amizade na longevidade

Envelhecer traz perdas, sim, mas também traz benefícios. Podemos dar prioridade e celebrar os laços de amizade, nesta fase da vida temos mais tempo e ainda vamos bem a tempo.
Envelhecimento

Preparar o fim de vida: ainda às voltas com o tabu

Mais de metade dos portugueses desejariam passar os seus últimos tempos de vida em casa, mas é no hospital que quase 60% vêm a falecer, com dezenas de milhar sem acesso a Cuidados Paliativos.
Terceira Idade

Mais de 400.000 idosos em risco de pobreza

Cerca de 90% das pessoas com mais de 65 anos em Portugal têm a reforma ou pensão como principal fonte de rendimento e 9% permanecem no mercado de trabalho.
Envelhecimento

O idoso não pode ser um morto-vivo

Temos que “acarinhar” a figura do idoso no seio da sua família. Faz falta. Aos novos e aos menos novos. Para isso é fundamental criar condições para que as famílias os possam acolher.
Cuidados Paliativos

O idoso: o elemento indesejado no SNS

Não adianta continuar no jogo do empurra e no estafado discurso de que “estamos a trabalhar” nas soluções sem que a concretização surja. A longevidade, a pluripatologia e a doença crónica são factuais
Envelhecimento

A Moeda Velha

Portugal é um país a morrer. E estamos há um par de semanas a ver os sintomas disso mesmo no nosso subecossistema político que é, cada vez mais, feito de velhos para velhos.
Envelhecimento

Estamos preparados para viver mais?

Entre 1900 e 2020 a esperança de vida mais do que duplicou: passamos dos 33 para os 73,4 anos. Contudo esse ganho espetacular teve custos: um aumento vertiginoso das doenças crónicas e degenerativas.
Terceira Idade

Geração "baby boomers" obriga lares a evoluir

O envelhecimento da geração dos "baby boomers", que têm outros hábitos e "não se satisfazem num lar tradicional" implica a construção de mais estruturas para idosos e outro tipo de ofertas.
Comissão Europeia

Idosos vão ter rácio de dependência de 63% em 2050

Bruxelas defende a necessidade de Portugal assegurar a sustentabilidade das finanças públicas e a eficiência do setor público, uma vez que apresenta uma população cada vez mais envelhecida.
Envelhecimento

Envelhecimento exige cada vez mais terapia da fala

O envelhecimento da população leva à probabilidade "muito superior" de necessitar de terapeutas da fala, embora haja o problema recorrente de não existirem recursos suficientes nos hospitais.
Envelhecimento

A família como aliada do envelhecimento saudável

Com o envolvimento de todos, as pessoas mais velhas podem viver de forma mais plena e feliz, continuarem a sentir-se ativas e valorizadas.
Envelhecimento

Os conselhos da mulher mais velha do mundo

María Branyas transformou-se este ano na mulher mais velha do mundo. Vai ter um documentário sobre como é centenária e tem uma série de conselhos sobre como ter uma vida longa.
Resposta Pronta

Cuidadores informais. "Mau conhecimento em saúde"

Quase metade dos casos não têm acesso a informação de saúde adequada. Ana Escoval, da equipa "Saúde que Conta", fala num "problema complexo" devido ao crescimento "exponencial" de cuidadores informais
Envelhecimento

Associação quer sociedade onde seja bom envelhecer

Associação de gerontólogos quer que, com informação, capacitação e consciencialização sobre o envelhecimento, se crie uma sociedade para melhor envelhecer. Presidente alertou para desinformação.
Demografia

Portugal, um país envelhecido que continua à esper

Quando se confirmarem as projeções de perda de população em Portugal, muitas regiões podem mesmo ficar desertas. Este é o resultado daquilo a que já assistimos em termos de movimentos migratórios.
A História do Dia

Portugal protege os idosos?

O caso recente denunciado pela SIC veio de novo levantar dúvidas sobre os cuidados prestados aos idosos. Uma conversa com Ricardo Pocinho, presidente da Associação Nacional de Gerontologia Social.
Contra-Corrente

Portugal é cada vez mais um país de velhos tristes

Saíram mais estatísticas e descobrimos que somos o país europeu a envelhecer mais depressa. Não é grande surpresa: até programas para jovens, como o Creche Feliz, parecem desenhados por cabeças velhas
População

População de Portugal é a que mais envelhece na UE

Na comparação com 2012, Portugal registou a maior subida na idade média, de +4,7 anos, ao passar de 42,1 para 46,8 anos. É o segundo país com média mais elevada da UE depois do Chipre.
Posso Comer?

A alimentação que combate o cansaço 

Sente-se cansado todos os dias? A sua energia já não é o que era? A nutricionista Mariana Chaves sugere algumas alterações na sua alimentação — e hábitos — que poderão fazer a diferença.
Posso Comer?

Canela: qual será a dose segura?

Será que a canela traz benefícios para a nossa saúde? E, porque não tem calorias, será totalmente segura e isenta de risco? A nutricionista Mariana Chaves esclarece as dúvidas sobre esta especiaria.
Posso Comer?

Comecei a fazer exercício. E agora, o que comer?

Existem suplementos alimentares para potenciar a performance desportiva. E também têm impacto no pós-treino, reduzindo o risco de lesões. A nutricionista Mariana Chaves explica quais são.
Posso Comer?

Exercício: qual o melhor plano alimentar?

O que comer antes de fazer exercício? E quais as quantidades? Há alimentos proibidos e outros recomendados? A nutricionista Mariana Chaves responde.
Óbito

Morreu a mulher mais velha do país aos 112 anos

Isabel Gomes Sarmento era natural de Moimenta da Beira, em Viseu. Fez 112 anos a 27 de dezembro. Nasceu no Brasil, filha de emigrantes e tinha cinco filhos.
Posso Comer?

Tudo o que sempre quis saber sobre vitamina C

Quais os alimentos mais ricos em vitamina C? Quem precisa de mais quantidade? Por que é fundamental para o sistema imunitário? E para a saúde mental? A nutricionista Mariana Chaves responde.
Envelhecimento

O mundo das pessoas transparentes

Há pessoas com 40, 50, 60 que souberam olhar para dentro e, “peça a peça”, trabalhar para ficarem mais bonitas. Com o tempo não ficamos mais velhos: ou ficamos mais feios ou nos tornamos mais bonitos.
Posso Comer?

Janeiro é mesmo o mês do detox ou não faz sentido?

Precisamos mesmo de uma dieta detox depois dos excessos do mês de dezembro? A nutricionista Mariana Chaves escreve sobre esse mito a que já nos habituámos — temperado com muita culpa.
Posso Comer?

Decisões alimentares para o novo ano? A sério?

Muitos são os desejos para o novo ano. Definir resoluções é um ponto de partida para os alcançar. Mas têm que ser exequíveis, defende a nutricionista Mariana Chaves. Conheça alguns truques.
Posso Comer?

Somos o país que mais engorda no Natal?

A mesa repleta de pratos que só vemos uma vez ao ano leva a muitos exageros. Mas é verdade que os portugueses têm das refeições mais calóricas no natal? A nutricionista Mariana Chaves tenta explicar.
Posso Comer?

O inverno faz-nos ter mais vontade de comer?

Como conseguimos travar o típico aumento de peso do Inverno? A nutricionista Mariana Chaves sugere algumas estratégias para adaptar as refeições — e lembra quais os temas a que devemos estar atentos.
Posso Comer?

Muito ou pouco: qual a quantidade que devo comer?

Sejam alimentos mais saudáveis ou menos saudáveis (sobretudo nestes), temos de saber a quantidade de que precisamos - e que podemos. Qual a porção certa? A nutricionista Mariana Chaves dá uma ajuda.
Posso Comer?

Vitamina D: suplemento ou alimentação?

No inverno, com menos sol, é preciso reforçar a vitamina D através de suplementos alimentares? Ou basta estar atento e variar no prato? E o que devemos comer? A nutricionista Mariana Chaves explica.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.