O Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou esta segunda-feira que já há 25 empresas tecnológicas francesas avaliadas em mais de 1.000 milhões de dólares, o que as distingue como unicórnios no ecossistema das startups.

“Tinham-nos dito que era impossível. E que a nação de startups que queríamos não passava de um história. Mas, coletivamente, nós conseguimos e a três anos do previsto“, anunciou esta segunda-feira Emmanuel Macron num curto vídeo publicado na sua conta no Twitter.

Em 2019, Emmanuel Macron tinha definido o objetivo de o país ter 25 unicórnios até 2025, mas a França chegou esta segunda-feira a esse número simbólico.

A mais recente empresa gaulesa a juntar-se a este clube exclusivo foi a Exotec, do Norte da França, que produz robots e conseguiu mais de 330 milhões de dólares (290 milhões de euros) na mais recente ronda de investimento. Outros unicórnios franceses são Doctolib, BackMarket ou Lydia.

O Presidente da Républica felicitou a “french tech”, como é a apelidado o setor da inovação em França, lembrando que há mais de 20 mil startups atualmente em França.

Assumindo a presidência do Conselho da União Europeia no primeiro semestre, o Presidente reiterou o objetivo de ter 10 novos gigantes tecnológicos entre os 27 estados-membros até 2030, prometendo anúncios “na próxima semana” a nível europeu.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR