No tribunal, instalado no ginásio do estabelecimento prisional de Skien, onde está detido, Breivik ergueu o braço e fez uma saudação nazi no momento em que os juízes entraram na sala. Ao mesmo tempo, erguia um cartaz onde era possível ler “Parem com o genocídio das nossas nações brancas”.

Anders Behring Breivik é o rosto de um assassínio em massa, tendo sido condenado 21 anos de prisão por matar 77 pessoas em 2011. O norueguês neonazi foi a tribunal pedir liberdade condicional depois de cumprir dez anos.

Durante o seu discurso de uma hora, Breivik afirmou ter colocado a violência de parte e ofereceu-se a desistir das ideologias de extrema-direita, citou o The Guardian.

“Hoje, dissocio-me por completo da violência e do terror. Dou-vos a minha palavra de honra como pus isso para trás de mim, para sempre”, assentiu o homem de 42 anos. Ao mesmo tempo, apresentou-se aos juízes como “candidato parlamentar do movimento nazi”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A audiência de Breivik começou no passado dia 18 de janeiro, tem uma duração expectável de três dias e está a ser gravada na íntegra. Poucos são os que acreditam que existe alguma probabilidade de o norueguês ser solto depois da sessão, mas as famílias das vítimas e sobreviventes dos seus ataques temem que Breivik inspire pessoas com ideologias idênticas e as replique durante a audiência.

Não é a primeira vez que Breivik apresenta a saudação nazi neste tipo de situações. Em 2016, no primeiro dia de julgamento, o norueguês exibiu o gesto.

Breivik apresenta saudação nazi no primeiro dia em tribunal

Em julho de 2011, Anders Breivik ativou uma bomba nas redondezas da sede do governo em Oslo, de onde resultaram oito vítimas mortais. Depois disfarçou-se de polícia e assassinou mais 69 pessoas ao disparar de forma indiscriminada sobre participantes do partido trabalhista num acampamento de verão, na ilha de Utoya.

O extremista norueguês foi condenado a 21 anos de prisão, a pena mais dura passível de ser aplicada no país, nessa altura. No entanto, esta pena pode ser prolongada.