785kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

"Tem de sair o mais cedo possível." Barcelona desiste de tentar renovar com Dembélé e garante que o francês não volta a jogar pelos catalães

Este artigo tem mais de 2 anos

Clube garante que tentou renovar nos últimos cinco meses e não chegou a nenhum acordo, decidindo agora desistir e forçar a saída ainda em janeiro. Avançado já não foi convocado para o próximo jogo.

Granada CF v FC Barcelona - La Liga Santander
i

Dembélé chegou a Camp Nou em 2017 e proveniente do Borussia Dortmund

Getty Images

Dembélé chegou a Camp Nou em 2017 e proveniente do Borussia Dortmund

Getty Images

É o fim da linha para Ousmane Dembélé: depois de meses em que procurou sempre renovar o contrato que termina no fim da época mas o entorno do francês conseguiu esquivar-se continuamente de todas as ofertas, o Barcelona atingiu um limite e pretende que o jogador deixe o clube até ao final do mercado de inverno. 

Essa ideia, que se ia tornando cada vez mais clara nos últimos dias, foi confirmada esta quinta-feira por Mateu Alemany, diretor para o futebol dos catalães. “A realidade é que há cinco meses que começámos as negociações com os empresários. Durante esse tempo, existiu uma comunicação contínua em que a postura do clube foi sempre a de querer a sua continuidade. Fizemos diferentes propostas, estivemos sempre em cima do assunto, fizemos o suficiente para que o jogador possa considerar o que fazer com o seu futuro. Estamos a 11 dias do fecho do mercado e entendemos que, depois de todo este processo, o jogador decidiu não continuar. E o que nós queremos são jogadores comprometidos com o Barça. Portanto, tanto para o seu bem como para o do clube, tem de sair o mais cedo possível”, atirou Alemany.

Xavi diz que ou Dembéle renova contrato ou sai já do FC Barcelona

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Entretanto, numa mensagem publicada nas redes sociais, Dembélé quebrou o silêncio — incluindo tudo aquilo que terá acumulado desde que chegou à Catalunha. “Bom dia a todos. Já se passaram quatro anos desde que parei de ler coisas sobre mim mesmo sem nunca tentar justificar-me. Os mexericos sobre mim estão a acumular-se há quatro anos. Faz quatro anos que as pessoas falam por mim, que mentem vergonhosamente com um único propósito: a intenção de me prejudicar. Eu sigo a minha linha de nunca responder há quatro anos, de nunca justificar nada. Tem sido um erro? Certamente”, começou por dizer o avançado.

“A partir de hoje, acabou. A partir de hoje, responderei honestamente, sem ceder a nenhum tipo de chantagem. Tenho 24 anos e como todos os homens, tenho defeitos, imperfeições. Vivi momentos complexos, lesões, a Covid afetou-me. Em todas as sessões de treino, o mister pediu-me e eu obedeci sempre… Sem questionar. Procurei executar tudo tão bem como sempre fiz porque é a minha PAIXÃO. Tenho plena consciência da minha sorte de poder dedicar-me ao trabalho mais bonito do mundo”, acrescentou o francês.

Mais à frente, Dembélé garantiu que a mensagem que pretende transmitir é “transparente”. “Proíbo qualquer pessoa de dar a impressão de que não estou envolvido no projeto desportivo. Proíbo qualquer um de me atribuir intenções que nunca tive. Proíbo qualquer pessoa de falar por mim ou pelo meu representante, em quem confio totalmente. Ainda sob contrato, estou totalmente envolvido e à disposição do meu clube, do meu treinador. Sempre dei tudo pelos meus colegas e também por todos os sócios… Não é agora que isso vai mudar. Não sou um homem que faz engodos e muito menos um homem que tem o hábito de ceder à chantagem. Certamente, o amor é uma variante da chantagem”, terminou o jogador.

A posição dura de Mateu Alemany, porém, não foi o primeiro ultimato do Barcelona a Dembélé nas últimas horas. Esta quarta-feira, na conferência de imprensa de antevisão à visita ao Athl. Bilbao a contar para a Taça do Rei, o próprio Xavi lembrou que o avançado francês tinha de tomar rapidamente uma decisão quanto ao próprio futuro. “É uma situação complexa, difícil. Se não renova, o clube deve deixar procurar uma solução. Não podemos estar nesta situação, já esperámos muito tempo. Há cinco meses que o Mateu [Alemany] está em conversações e não podemos esperar mais. Ou renova ou procura uma saída”, disse o treinador.

Atualmente, a posição do Barcelona é simples: Dembélé não foi convocado para o jogo desta quinta-feira com o Athl. Bilbao e não voltará a jogar pelos catalães. Do lado do jogador francês, a situação é mais complexa. Ainda que a posição do avançado, pelo menos publicamente, tenha sido sempre no sentido de renovar contrato e permanecer em Camp Nou, os empresários pretendem que só saia no final da temporada, a custo zero — algo que terá sido o ponto de discórdia com a cúpula catalã, que quer que Dembélé saia já se não prolongar o vínculo.

Ao fim de quatro anos, Dembélé respondeu ao que o Barcelona sempre quis dele. E foi crucial para a vitória contra o Sevilha

“Não estamos aqui para alimentar debates nas redes sociais mas há que dizer a verdade. Sim, temos pedidos exigentes mas já mostrámos que as opções de carreira do Ousmane não foram ditadas por dinheiro, caso contrário não estaria aqui. Então, se o Barcelona quisesse negociar, podia ter tentado sentar-se à mesa connosco para discutir. Mas não há discussão, só ameaças de que não volta a jogar mais. E isso não é permitido. Faremos valer os direitos do Ousmane, se for necessário”, explicou Moussa Sissoko, o empresário do jogador de 24 anos.

Segundo o Sport, o Manchester United será o principal interessado em Dembélé ainda durante o atual mercado de inverno. Contudo, o entorno do francês vai tentar forçar um empréstimo até ao final da temporada — com um clube da Bundesliga a ser o eventual destino — para que depois o francês possa então sair livre no verão. Dembélé chegou ao Barcelona em 2017, proveniente do Borussia Dortmund, mas nunca conseguiu afirmar-se realmente nos catalães devido à irregularidade de rendimento e às graves lesões que foi sofrendo ao longo dos anos. Desde que Xavi chegou ao comando da equipa, foi utilizado em 10 jogos, sendo que foi titular em seis, e na semana passada cumpriu mesmo os 120 minutos da final da Supertaça contra o Real Madrid.

(artigo atualizado às 17h05 com o comunicado de Ousmane Dembélé)

Assine o Observador a partir de 0,18€/ dia

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais o nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos