“Acha que a inflação é uma desvantagem política nas eleições intercalares?”, perguntou um correspondente da Fox News na Casa Branca, durante uma conferência de imprensa com o Presidente dos Estados Unidos. “Não, é um grande trunfo”, respondeu Joe Biden de forma irónica. “Mais inflação. Que filho da p*** estúpido, murmurou, não esperando que o microfone captasse o tom de voz mais baixo.

O incidente foi também captado por câmaras, descreve a CBS News. O jornalista em causa, Peter Doocy, disse, mais tarde, em entrevista na Fox News, que ele próprio não ouviu o comentário do Presidente, devido ao barulho na sala, e foram outros jornalistas que lhe contaram o que tinha acontecido.

Segundo Doocy, Joe Biden telefonou-lhe cerca de uma hora depois para lhe dizer que o comentário “não era nada pessoal”. “Esclareceu as coisas, apreciei isso. Tivemos uma boa conversa”, comentou, sem especificar se o Presidente lhe pediu desculpa. A Casa Branca não comentou ainda o caso.

Doocy é conhecido pelo estilo combativo nas conferências de imprensa da Casa Branca. Biden, que na semana passada respondeu a perguntas durante duas horas num outro encontro com jornalistas, revela ocasionalmente alguma frustração com estes profissionais, elevando por vezes o tom de voz.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR