Os Tampa Bay Buccaneers foram eliminados pelos Los Angeles Rams na divisional round dos playoffs na NFL. Ou seja, na prática, os Tampa Bay Buccaneers falharam o acesso à final da Conferência NFC e não vão lutar pela reconquista do título no Super Bowl. Numa versão ainda mais resumida: Tom Brady não vai estar no Super Bowl, algo que só aconteceu outras duas vezes desde 2014.

Contra os Rams de Odell Beckham Jr., os campeões em título chegaram a estar a perder por 24 pontos mas embrenharam-se numa remontada a la Brady e conseguiram empatar já perto do final. A quatro segundos do fim, contudo, dois passes longos do quarterback Matthew Stafford para Cooper Kupp eliminaram os Buccaneers e lançaram os Rams para a final da conferência. Pelo meio, Tom Brady ainda mostrou que nunca é tarde para primeiras vezes: aos 44 anos, ao fim de mais de duas décadas de carreira, foi penalizado por comportamento anti-desportivo por ter dirigido algumas palavras menos bonitas ao árbitro, algo que nunca lhe tinha acontecido.

Sem a possibilidade de acrescentar mais um título ao recorde que já detém — é o jogador com mais Super Bowls conquistados, sete, para além de também ser recordista de vitórias e touchdowns –, as portas do final da carreira começam a escancarar-se para Tom Brady. Ainda assim, o atleta natural de Califórnia garante que essa decisão terá sempre de ser tomada em conjunto com a mulher, a modelo brasileira Gisele Bündchen, e os três filhos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Ainda não pensei muito sobre o assunto. Vamos avaliando dia a dia e vou vendo como estou. A sério, malta, ainda estou a pensar sobre este jogo. E não vou estar a pensar noutra coisa daqui a cinco minutos”, começou por dizer depois da derrota frente aos Los Angeles Rams, numa lição de honestidade que continua a colocá-lo num patamar acima dos demais. “O futebol americano significa muito para mim. E preocupo-me muito com o que estamos a tentar alcançar como equipa. E preocupo-me muito com os meus colegas. Mas a maior diferença, agora que estou mais velho, é que também tenho filhos e também me preocupo muito com eles. Têm sido o meu maior apoio, assim como a minha mulher. E custa-me que ela tenha de me ver a ser abalroado ali. Merece ter aquilo de que precisa de mim enquanto marido e os meus filhos merecem ter aquilo de que precisam de mim enquanto pai. As relações são assim. Não é sempre o que eu quero, é o que queremos enquanto família. Vou passar muito tempo com eles e perceber como vai ser o futuro”, explicou o quarterback.

Tom Brady, o número 12 de 43 anos que vai pela décima vez ao Super Bowl e só quer voltar a ganhar

Os números não enganam: aos 44 anos, Tom Brady voltou a ter uma época sensacional, liderando os rankings da liga em jardas (5.316) e touchdowns (43). Esteve à beira de alcançar mais uma reviravolta extraordinária, algo que anda a fazer desde 2000, mas viu o destino roubar-lhe o objetivo a quatro segundos do fim. É muito provável que tenhamos visto o último dia da carreira de Tom Brady — mas está tudo bem com isso, porque existe uma família que merece ter dele aquilo de que precisa enquanto pai e marido.