Concebido e produzido em parceria com a Toyota e a Peugeot, o Citroën C1 cessou a produção e as últimas unidades serão escoadas nos próximos dias. Para trás fica o projecto de um pequeno citadino que surgiu em 2005 e que, depois de duas gerações, viu a duas marcas francesas desistirem de um segmento que nunca foi muito expressivo em termos de vendas. O Peugeot 108 termina igualmente e o citadino da Toyota continua, mas evoluindo para um mini SUV, o Aygo X.
Depois de ter vendido 1,2 milhões de unidades, das quais 21 mil foram adquiridas por condutores portugueses, o C1 sai de cena, com a Citroën a substituí-lo não por um, mas por dois modelos. Para quem procurava o C1 em busca de um automóvel pequeno e acessível, a marca francesa passará a propor, a partir de Março, o C3 YOU!, uma nova versão deste utilitário, maior do que o C1, mas que o construtor afirma oferecer “uma gama completa de equipamentos essenciais e úteis”, mantendo contudo um custo de aquisição capaz de apelar aos clientes do C1.
Para os até aqui clientes do C1 que procuram mesmo um modelo mais pequeno e barato e que podem não estar interessados no C3 YOU!, então a Citroën propõe o Ami, o pequeno quadriciclo eléctrico de dois lugares que, não sendo propriamente um automóvel convencional, pode satisfazer quem pretenda se deslocar através da cidade com custos reduzidos e sem poluir.