O antigo hospital militar de Belém (HMB) vai ser transformado em alojamento para 133 afegãos refugiados, em resposta à emergência humanitária, noticiou o Diário de Notícias.

Em março de 2020, o antigo hospital foi alvo de obras para apoiar o Serviço Nacional de Saúde. Segundo o jornal, a empreitada que estava orçamentada em 750 mil euros acabou por derrapar para os 3,2 milhões de euros. A obra foi alvo de auditoria, que foi enviada ao Ministério Público em agosto de 2021, mas ainda não se conhece o resultado do processo.

Na altura, o hospital foi equipado com 140 camas de enfermaria, para doentes Covid-19 pouco graves. Ao longo de um ano recebeu 657 doentes. O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, e o pneumologista criticam esta alteração numa fase da pandemia em que existem tantos casos de infeção.

O espaço está na esfera da Defesa Nacional e já não estava a ser usado para o internamento de doentes Covid-19, esclarece o gabinete do ministro da Defesa, João Gomes Cravinho. Além disso, Portugal teve de criar alojamento para cerca de 800 pessoas em quatro meses. O material médico está devidamente acondicionado e armazenado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR