786kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Peste suína africana está a espalhar-se pela Europa e chegada a Portugal é "iminente". O que precisa de saber

Este artigo tem mais de 2 anos

Vírus que mata populações inteiras de porcos e javalis está a espalhar-se e está cada vez mais perto de Portugal. Não afeta humanos, mas compromete economia. Associações querem travar importações.

Pig Farmers Fear Losses As Slaughterhouses Remain Closed Following Covid-19 Outbreaks
i

Getty Images

Getty Images

Um surto de peste suína africana está a espalhar-se pela Europa e a Federação Portuguesa de Associações de Suinicultures diz que é uma questão de tempo até chegar a Portugal. Itália e a Macedónia do Norte foram os últimos países a notificarem casos desta doença, mas ela já foi detetada na Alemanha, Polónia, Eslováquia, Bulgária, Roménia, Estónia, Letónia, Hungria e Lituânia. Casos isolados já têm surgido nos últimos anos na Europa, mas a disseminação está “a agravar-se” e a espalhar-se pelo continente, tendencialmente de sudeste para sudoeste.

Escassez de carne de porco na China pode ter potenciado a disseminação do coronavírus

De acordo com a federação, o primeiro caso italiano — o mais recente na proximidade geográfica de Portugal — foi detetado num javali selvagem na região do Piemonte. O animal foi encontrado em Ovada, província de Alexandria, a 30 quilómetros a noroeste de Génova, e testou positivo à infeção pelo vírus desta peste num teste realizado pelo Centro Nacional de Referência para a Peste Suína (Cerep) do Instituto Experimental Zooprofilático da Úmbria e Marche.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Desconfia-se que o javali estivesse infetado por uma variante do vírus que não é endémica em Itália (há 23 genótipos conhecidos deste agente infeccioso). Mas não se sabe como é que chegou ali: o surto ativo mais próximo ficava a 800 quilómetros dali, na Alemanha, pelo que as autoridades acreditam que o vírus foi transportado por humanos, para quem o agente patogénico não representa qualquer perigo para a saúde.

Alemanha regista primeiro caso de peste suína africana

Desde então, outros dois casos foram detetados em Itália. A Federação Portuguesa de Associações de Suinicultures acredita, por isso, que “o risco de disseminação da peste suína africana à área mediterrânea da Europa é iminente”. Num comunicado publicado a 18 de janeiro, a federação sugere mesmo a diminuição ou mesmo suspensão da importação de animais vivos, carne e produtos de carne durante os próximos meses até conhecer o desenvolvimento e evolução da doença.

No último boletim informativo da Direção-Geral da Alimentação e Veterinária (DGAV), entidade tutelada pelo Ministério da Agricultura, só este ano até 10 de janeiro foram detetados 319 surtos em javalis e 13 em suínos na União Europeia. Ao longo do ano passado, houve 12.076 focos em javalis e 1.826 em porcos domésticos. Portugal ainda não tinha sido afetado até dia 10: desde 15 de novembro de 1999 que não se regista qualquer surto de peste suína africana em território nacional.

Ainda assim, a DGAV indica que a situação “continua a agravar-se devido à disseminação da doença a novas áreas livres” — a América, por exemplo, detetou casos em 2021 pela primeira vez em quatro décadas — e que o número de surtos é “elevado”. Por isso, solicitou a qualquer pessoa que lida com estes animais “para que sejam reforçadas as medidas preventivas”.

A peste suína africana é causada por um vírus altamente transmissível que infeta porcos e javalis através de fluidos corporais (sangue, urina, fezes, secreções nasais, oculares e genitais), alimentação com resto de comida contaminada, carraças moles infetadas ou materiais de exploração suína contaminados. Embora não haja indícios de transmissão destes animais para os humanos, os surtos afetam o comércio suíno e comprometem a economia no ramo, alerta a DGAV.

Os primeiros sintomas da doença surgem três dias a duas semanas após a infeção — quanto mais grave forem, mais cedo surgem. Os animais exibem febres altas (superior a 40ºC), aumento da pulsação e da frequência respiratória, apatia, falta de apetite, vermelhidão na pele, vómitos e diarreias; e corrimentos nasais e oculares.

Em casos de agravamento, os porcos exibem descoordenação motora nos últimos dois dias antes da morte — que ocorre seis a 20 dias após a infeção — e as fêmeas sofrem abortos. Na forma mais extrema, os suínos morrem subitamente com poucos sinais da doença. Entre os porcos e javalis domésticos, a mortalidade pode mesmo alcançar os 100% e aqueles que sobrevivem ficam portadores do vírus durante toda a vida.

Os sintomas da peste suína africana, para a qual não há tratamento nem vacina, podem ser confundidos com os de doenças que também provocam infeções generalizados do organismo (septicémias). Só mesmo uma análise laboratorial pode confirmar o diagnóstico, mas qualquer suspeita tem obrigatoriamente de ser notificada à DGAV. E quem encontrar algum porco ou javali morto também tem de avisar o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Direção-Geral de Alimentação e Veterinária solicita reforço da prevenção após agravamento da peste suína

Esta doença já é endémica em muitos países africanos abaixo do deserto do Sahara. Mas, após ser encontrada desde 2007 em alguns países europeus (o primeiro foi a Geórgia), foi introduzida na União Europeia em 2014 e na Ásia em 2018, ano em que também a Hungria, Bulgária e Bélgica (que teve o último surto ativo em março de 2020). Há dois anos, entrou na Oceânia em suínos na Papua-Nova Guiné; e em 2021 foi detetada na República Dominicana e Haiti.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora