Sibéria

Vladimir Putin

Como Putin relaxa nas férias no Sul da Sibéria

O Kremlin não hesita em mostrar como Putin relaxa nas férias e, desta vez, o presidente da Rússia escolheu a região de Tuva, no sul da Sibéria. "Não vejo a necessidade de me esconder nos arbustos".
Acidentes de Aviação

Queda de helicóptero na Sibéria faz 18 mortos

Um helicóptero caiu poucos minutos depois de ter descolado de uma base aérea na Sibéria. Os 15 passageiros (funcionários da empresa petrolífera estatal Rosnefte) os três tripulantes morreram.
Alterações Climáticas

Verão na Sibéria tão quente como no Alentejo

486
Regiões tipicamente mais frias estão a ser afetadas por uma onda de calor. No mês de junho, a Sibéria chegou a registar 40º, um valor muito parecido ao mais alto que se registou em Portugal: 40,9º.
Frio

Na aldeia mais fria do mundo estão -62ºC

1.660
Na aldeia sibéria Oymyakon, conhecida por ser o local habitado mais frio do mundo, as temperaturas desceram tanto que até o termómetro da aldeia, uma das principais atrações turísticas, avariou .
Crianças

Lobos e neve não metem medo a menina de 4 anos

161
Saglana Salchak’s não teve medo nem da neve nem dos lobos. A menina, de quatro anos, percorreu oito quilómetros para ajudar a avó, que não se mexia. O caso colocou a sua mãe em investigação criminal.
Sibéria

Sibéria. Cratera gigante não pára de crescer

858
Na Sibéria existe uma cratera que está a aumentar a grande velocidade. Cientistas acreditam que se deve às alterações climáticas, o fenómeno que, ao mesmo tempo, a cratera permite conhecer melhor.
Sibéria

Sibéria. 60 mortos por ingerir loção de banho

O número de mortos, na cidade de Irkutsk, pela ingestão de um gel de banho à base de álcool subiu para 60. Os primeiros casos de intoxicação ocorreram no sábado.
Sibéria

Sibéria. 41 mortos por ingerirem loção de banho

Pelo menos 41 pessoas morreram nas últimas 24 horas na cidade siberiana de Irkutsk depois de ingerir loção de banho, à base de álcool metílico e flores, como se fosse um licor.
Sibéria

Criança sobrevive a 3 dias na floresta siberiana

Tserin Dopchut esteve durante três dias perdida numa floresta russa habitada por ursos e lobos, e sobreviveu a comer chocolates. Chamam-lhe "Mógli" e é considerado um herói na vila.
Cão

Viral. Homem siberiano morre de desgosto

135
Um homem siberiano perdeu a mulher, o trabalho e o cão. O sofrimento foi tão grande que acabou por morrer de desgosto.
Rússia

Queda de helicóptero na Sibéria faz 15 mortos

Quinze pessoas morreram esta quinta-feira na Rússia, depois de um helicóptero civil se ter despenhado na Sibéria, informaram as autoridades regionais.
Saúde

Cientistas descobrem vírus gigante na Sibéria

Um grupo de cientistas franco-russos identificou um novo vírus gigante na Sibéria, no norte da Rússia. O vírus foi descoberto num terreno de gelo permanente e tem cerca de 30 mil anos.
Rússia

Ao que leva o servilismo face ao poder?

Bem dizia Victor Tchernomirdin, antigo primeiro-ministro russo, que “a intenção é fazer melhor, mas o resultado é sempre o mesmo”.
Incêndios

Pelo menos 15 mortos em incêndios na Sibéria

Morreram pelo menos 15 pessoas e 77 foram hospitalizadas vítimas dos incêndios que deflagraram neste domingo no sudeste da Sibéria. Os incêndios já destruíram 1.034 casas.
Arqueologia

O monumento mais enigmático da Rússia

No cimo de uma montanha siberiana, fica Por-Bajin, um complexo palaciano que é considerado o monumento mais enigmático de toda a Rússia.
Natureza

Mistério das crateras na Sibéria? Solucionado!

276
Um grupo de cientistas divulgou na Revista Nature a explicação para o fenómeno das "misteriosas crateras" da Siberia. Metano e aquecimento global estão envolvidos na questão.
Ciência

Nova cratera na Sibéria relança interrogações científicas

A nova cratera descoberta na Sibéria tem 1 quilómetro de comprimento. O fenómeno volta a suscitar o interesses dos cientistas para encontrar a chave do mistério escondido nos buracos siberianos.
Aquecimento Global

Crateras siberianas criadas por gelo derretido

124
À medida que se vão encontrando mais crateras na Sibéria, torna-se urgente dar uma explicação ao fenómeno que pode ser uma combinação de derretimento de gelo com explosão de gás.
Sibéria

No fundo das misteriosas crateras da Sibéria

325
Um grupo de cientistas já desceu ao fundo de uma das misteriosas crateras que se formaram na Sibéria no passado mês de agosto. Estão à procura de explicações e trouxeram muitas fotografias.
Ciência

Já há (razoáveis) teses para crateras na Sibéria

132
Para já, existem duas tentativas de explicação científica para o surgimento das três crateras gigantes, na península de Iamal, na Rússia. Mas nenhuma delas está em vantagem.
Ciência

Mistério continua: Duas novas crateras na Sibéria

224
Já são três os buracos descobertos na Sibéria. Comunidade científica está empenhada em estudar o fenómeno para o qual ainda não há muitas explicações.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)