Um dos primeiros protótipos da DS foi o E-Tense, que deu os primeiros passos em 2016, um elegante coupé de dois lugares eléctrico que, entre outros contributos, revelou o estilo pretendido para a frente dos modelos da marca. Agora a DS fez evoluir o seu coupé, dotando-o com uma nova frente, mais moderna e estilizada, potência superior e, para que o comportamento seja tão surpreendente quanto o estilo, recorreu aos dois pilotos da equipa para a Fórmula E para melhorar a eficiência do coupé, incrementando simultaneamente o prazer de condução.
Exteriormente, saltam à vista as vantagens da nova frente do modelo de dois lugares, que adoptou a denominação DS E-Tense Performance. Se tivermos em conta que este construtor já anunciou que só irá lançar modelos 100% eléctricos a partir de 2024, é bem provável que a frente do novo E-Tense Performance defina o estilo dos eléctricos da casa que vão surgir dentro de três anos.
Mas o mais entusiasmante no E-Tense Performance, concebido em parceria pela DS Automobiles, o construtor, e a DS Performance, a equipa de competição, é o upgrade realizado a nível da mecânica. Em vez de 402 cv, o coupé reivindica agora 815 cv, conseguidos à custa de dois motores, um instalado à frente com 250 kW (340 cv) e o outro atrás, com 350 kW (476 cv). Além dos 815 cv, ou seja, 600 kW, os dois motores fornecem um total de 8000 Nm se medido às rodas, depois da desmultiplicação da transmissão.
Se os motores são similares aos utilizados pela Fórmula E, a DS anuncia para a bateria uma colaboração com a Total Energies, com especificações próximas dos acumuladores de competição. Além de lidarem sem problemas com a alimentação de 600 kW, são também capazes de recarregar a 600 kW na fase de regeneração, seja durante a travagem ou desaceleração. Isto permitirá recuperar energia em grandes quantidades, especialmente em condução desportiva, onde as travagens costumam ser tão violentas quanto as acelerações.
Para que o comportamento em curva esteja à altura, a DS anunciou que os seus dois pilotos vão participar activamente no desenvolvimento. Assim, o francês Jean-Éric Vergne, campeão nas temporadas de 2017/2018 e 2018/2019, bem como o português António Félix da Costa, campeão em 2019/2020, vão garantir que o protótipo vai ser capaz de satisfazer mesmo os condutores mais exigentes. Apesar de a DS assumir o E-Tense Performance como uma espécie de laboratório para testar soluções e tecnologias, é altamente improvável que, após tanto trabalho e investimento, a marca não se sinta tentada a avançar para a produção do coupé . Ele que, segundo o construtor, será capaz de ir de 0-100 km/h em menos de 2 segundos.