Em vez de canhões de água ou balas de borracha, as autoridades da Nova Zelândia decidiram dispersar os manifestantes antivacinas ao som de vários sucessos mundiais, entre eles a música espanhola “Macarena” e hits infantis, com destaque para o “Let it Go” do filme de animação Frozen e para o “Baby Shark”.

A tática que a CNN apelida de “incomum” foi empregue este domingo, no acampamento improvisado que largas dezenas de pessoas montaram em frente ao parlamento, na capital, Wellington. De resto, segundo a BBC News, a lista de músicas é da autoria do próprio presidente do órgão de soberania neozelandês, Trevor Mallard.

Depois de ouvir o hit “You’re Beautiful” da sua autoria, o cantor James Blunt fez questão de mostrar a estratégia ao mundo, através das redes sociais. “Avisem-me se isto não estiver a resultar”, escreveu o britânico no Twitter.

Inspirados no chamado “Comboio para a Liberdade” que paralisou o Canadá nas últimas semanas, centenas de manifestantes têm ocupado as ruas da capital neozelandesa em protesto contra as vacinas e contra as restrições. Só na última quinta-feira, 122 pessoas foram presas, acusadas de invasão ou obstrução ao trabalho das autoridades policiais. Depois de terem recorrido aos métodos mais comuns para dispersar os manifestantes durante toda a semana, as autoridades mudaram a estratégia.

Muito embora o número de manifestantes na rua comece a diminuir, as sondagens mais recentes mostram uma crescente insatisfação com as políticas implementas pelo governo liderado por Jacinta Ardern para controlar a pandemia. Ainda esta segunda-feira, a governante referia-se aos sucessivos recordes de novos casos registados no país como “um período de perturbação e risco como nada o que tenhamos experimentado até agora.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR