O Big Brother Famosos está a perder patrocínios e publicidade na sequência da polémica participação de Bruno de Carvalho, cujo “comportamento ameaçador” para com outra concorrente do programa resultou numa queixa apresentada pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.
Tal como avançado pelo Público e confirmado pelo Observador, na sequência dos acontecimentos mais recentes, “a Betano decidiu terminar, com efeitos imediatos, o patrocínio” ao programa em questão. A decisão da suspensão já foi, entretanto, comunicada à TVI.
Também a Vinted, que aposta na venda e troca de itens novos ou usados, suspendeu a publicidade no reality show da TVI: “Como parte de uma ampla estratégia de publicidade televisiva com uma série de programas e canais, a Vinted anuncia, num formato de telepromoção, no Big Brother. Após os recentes acontecimentos no programa, podemos confirmar que estamos a suspender a nossa publicidade no Big Brother para o resto da série”.
Em resposta ao Observador, a marca — que assegura que não está associada ao programa e que não é patrocinadora do mesmo — garante não tolerar “qualquer ato de violência, seja física, psicológica ou verbal”.
Ainda que na gala de domingo à noite Bruno de Carvalho tenha afirmado que nunca exerceu “violência sobre ninguém”, à ERC – Entidade Reguladora para a Comunicação Social chegaram “participações, submetidas por cidadãos e associações representativas, a respeito de alegadas situações de violência psicológica e física verificadas no programa Big Brother Famosos, emitido pela TVI”.
A pedido do Observador, a ERC esclarece que as participações recebidas estão “em apreciação pelos serviços” entidade e que, quando existir decisão a respeito das mesmas, “procederá como habitualmente à sua divulgação pública”. “Nessa altura ficará também público as emissões em causa e o número de participações apreciadas”, esclarece ainda.