O naufrágio de uma embarcação de pesca espanhola na costa canadiana resultou em pelo menos 10 mortos, estando 11 marinheiros desaparecidos, confirmaram ao El País fontes do Salvamento Marítimo.
O acidente ocorreu na noite de segunda-feira (hora local do Canadá) — por volta das 05h00 desta terça-feira em Lisboa — a cerca de 450 quilómetros a leste da costa da província de Terra Nova, conta a Euronews.
Un pesquero próximo al lugar de la emergencia ha rescatado a tres tripulantes con vida y cuatro cuerpos de una balsa salvavidas. Las condiciones en la zona son de viento, mala mar y visibilidad reducida. Continúa la búsqueda de desparecidos.
— SALVAMENTO MARÍTIMO (@salvamentogob) February 15, 2022
Com base no porto de Marin, na Galicia, a embarcação de 50 metros era composta por uma tripulação de 24 membros — 16 marinheiros espanhóis, 5 peruanos e 3 elementos do Gana.
O barco, Villa de Pitanxo, emitiu dois alertas de socorro, e três homens foram encontrados a bordo de um salva-vidas com sinais de hipotermia. Outros três salva-vidas foram localizados pelas equipas de resgate, onde se encontravam seis dos cadáveres.
Fomos informados de que… corpos foram encontrados”, afirmou, segundo a BBC, Maica Larriba, uma representante de Pontevedra: “A temperatura da água atualmente é horrível, é muito baixa.”
O Centro Conjunto de Coordenação de Operações de Resgate das Forças Armadas do Canadá, de acordo com o El País, enviou um helicóptero, um avião e vários barcos para participar nas operações de resgate. Depois dos dois sinais de alerta emitidos às 05h24 desta terça-feira, o navio deixar de emitir sinal, pelo que as autoridades enviaram dois barcos para a última localização conhecida.
As primeiras duas embarcações a acorrer ao pedido de socorro do navio, por volta das cinco da manhã desta terça-feira, foram a embarcação espanhola Playa Menduiña II e uma embarcação portuguesa — a Novo Virgem Da Barca.
O governo segue com preocupação as operações de busca e de resgate da tripulação. Estamos em contacto permanente com as equipas de resgate”, afirmou segundo o El País, a porta-voz do governo e ministra da Política Territorial espanhola, Isabel Rodríguez.
O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, afirmou na rede social Twitter que segue “com inquietude e preocupação as operações de busca e resgate da tripulação do barco galego naufragado nas águas de Terra Nova”.
Seguimos con inquietud y preocupación las tareas de búsqueda y rescate de la tripulación del barco gallego hundido en aguas de Terranova.
Todo mi cariño para sus familias. El Gobierno permanece en contacto continuo con los servicios de salvamento.
— Pedro Sánchez (@sanchezcastejon) February 15, 2022
“Todos os meus sentimentos para as suas famílias. O governo permanece em contacto continuo com os serviços de resgate”, afirmou o líder do executivo espanhol.
Notícia atualizada às 00h19