O embaixador da Sérvia em Portugal, Oliver Antic, morreu na tarde desta sexta-feira, vítima de afogamento. Ter-se-á atirado ao mar na Boca do Inferno, em Cascais.

A notícia é avançada pelo Correio da Manhã, que diz que o embaixador — que estava numa visita de trabalho ao concelho de Cascais, acompanhado por outro pessoal diplomático — pediu ao motorista para parar o carro junto a um dos penhascos. De seguida, segundo o jornal, saiu e atirou-se ao mar.

O alerta foi dado pelos colegas que o acompanhavam, por volta das 13h24. A Polícia Marítima, os Bombeiros do Estoril e o Instituto de Socorro a Náufragos conseguiram retirar o embaixador do mar ainda com vida e fazer manobras de reanimação. Porém, o Observador confirmou junto de fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Lisboa (CDOS) que Antic morreu no local.

Oliver Antic era o embaixador da Sérvia para Portugal, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, segundo a página oficial da embaixada.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Sérvia confirmou a morte do embaixador, “na sequência de um acidente”.

Na nota, o Governo sérvio manifesta pesar e destaca o “profissionalismo e dedicação” de Oliver Antic, bem como o seu contributo para “a melhoria das relações entre a Sérvia e Portugal”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo o CDOS, no local estiveram quatro viaturas e sete operacionais dos bombeiros do Estoril, Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), Autoridade Marítima Nacional e Instituto de Socorros a Náufragos.

Conforme adiantou à Lusa o comandante da Capitania do Porto de Cascais, Paulo Gomes Agostinho, quando as autoridades receberam o alerta da ocorrência “não sabiam de quem se tratava, nem o que tinha acontecido, só quando chegaram ao local”.

“Aquando das manobras de reanimação no local é que ficámos a saber pelas testemunhas, uma das quais também da embaixada, que se tratava do embaixador da Sérvia em Portugal”, disse, adiantando que foram as pessoas que acompanhavam o diplomata que contaram o sucedido.

Portugal lamenta morte de embaixador sérvio

Portugal lamentou esta sexta-feira a morte do embaixador sérvio em Lisboa, Oliver Antic, por afogamento em Cascais, tendo o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, transmitido pessoalmente condolências ao seu homólogo sérvio, Nikola Selakovic.

Portugal lamenta, com consternação, a morte de Oliver Antic, embaixador da Sérvia no nosso país”, lê-se no comunicado divulgado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros.

“Endereçamos à família do Senhor Embaixador as mais sentidas condolências e exprimimos a nossa solidariedade para com a República da Sérvia”, indica ainda o MNE.

Depois de Augusto Santos Silva, também Marcelo Rebelo de Sousa lamentou a morte do embaixador sérvio em Lisboa, salientando que Oliver Antic contribuiu para o estreitar dos laços de cooperação que unem Portugal e a Sérvia.

“O Presidente da República enviou uma mensagem de condolências ao Presidente da República da Sérvia, expressando aos familiares do Embaixador Oliver B. Antić, em nome do Povo português e no seu próprio, os votos de sentido pesar“, pode ler-se na mensagem divulgada no site da Presidência da República.

Notícia atualizada às 22h33