É uma conta oficial do Twitter do Estado ucraniano, sendo expectável que publicasse informação formal e protocolar sobre o país. Mas a abordagem de Kiev é diferente. Além de publicar factos históricos e fotografias das paisagens da Ucrânia, esta conta tem partilhado, ao longo dos anos, memes e até piadas. Após a invasão da Rússia, não podia ficar indiferente, tendo publicado vários tweets sobre o assunto.
O primeiro tweet ocorreu duas horas depois da invasão. A conta oficial partilhou um cartoon em que se vê Adolf Hitler a acariciar a cara de Vladimir Putin. Após várias respostas, a página esclareceu que não era um meme, mas antes a realidade ucraniana e a de todo mundo “agora mesmo”.
— Ukraine / Україна (@Ukraine) February 24, 2022
A conta oficial não se ficou por aqui. À 13h22, lançou um desafio aos seguidores, citando a página oficial da Rússia. “Marquem a Rússia e digam-lhes o que pensam sobre eles”, lê-se.
Tag @Russia and tell them what you think about them
— Ukraine / Україна (@Ukraine) February 24, 2022
Mais tarde, a página da Ucrânia voltou a usar um estilo informal, pedindo ao Twitter que remova a conta da Rússia da rede social. “Não há lugar para um agressor como a Rússia em plataformas de media ocidentais”, escreveu, acrescentando que não devia ser permitido que estas plataformas “fossem usadas para promover a sua imagem”, enquanto os russos “matam brutalmente o povo ucraniano”.
hey people, let’s demand @Twitter to remove @Russia from here
no place for an aggressor like Russia on Western social media platforms
they should not be allowed to use these platforms to promote their image while brutally killing the Ukrainian people @TwitterSupport
— Ukraine / Україна (@Ukraine) February 24, 2022
Esta não é a primeira vez que a Ucrânia ridiculariza com a Rússia e com as suas pretensões para com Kiev.
— Ukraine / Україна (@Ukraine) January 13, 2022
Neste lê-se: “Pare-se de se dizer ‘crise ucraniana’. Não há uma crise. Há um mau vizinho”.
— Ukraine / Україна (@Ukraine) December 27, 2021
Já neste, menciona-se as verdadeiros “medos” de Putin. Representando por um cão golden retriever, lê-se “Ucrânia na NATO”, enquanto há uma espécie de lobo que refere “direitos humanos”, “liberdade de imprensa” e “eleições justas”.
OTD 30 years ago the USSR collapsed. The greatest geopolitical joy of the XX century! pic.twitter.com/M5h4m3fKml
— Ukraine / Україна (@Ukraine) December 25, 2021
Num vídeo, a conta ucraniana faz menção à “maior alegria geopolítica” do século XX: o colapso da União Soviética.
https://observador.pt/2022/02/24/zelensky-o-comediante-que-se-tornou-presidente-da-ucrania-deixou-de-ter-vontade-de-rir/
— Ukraine / Україна (@Ukraine) December 7, 2021
Noutro meme, com “os tipos de dores de cabeça”, vê-se que a maior é “viver junto à Rússia”.
https://t.co/HGdLmNJDyc pic.twitter.com/Zhzkk4GOtx
— Ukraine / Україна (@Ukraine) September 26, 2021
Já neste post, que é de setembro de 2021, a conta oficial da Ucrânia respondeu diretamente à da Rússia, que divulgava imagens das paisagens da região da Crimeia. Respondendo com um meme, a página ucraniana escreveu: “Promover as regiões ucranianos é simpático. Sair delas é melhor”.