789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Militares portugueses passaram a semana em treinos na Serra da Estrela, onde as temperaturas se aproximam mais das dos países de leste

Este artigo tem mais de 2 anos

Mal se começou a adivinhar o conflito entre a Rússia e a Ucrânia, militares da Brigada de Intervenção do Exército começaram logo a treinar no local com temperaturas mais próximas das do Leste europeu.

3 fotos

Cerca de uma semana antes de o primeiro-ministro, António Costa, anunciar que vai mandar militares portugueses para a Roménia para proteger da Rússia as fronteiras daquele país, já os militares portugueses se estavam a preparar no terreno. Militares da Brigada de Intervenção do Exército passaram a última semana a treinar na zona da Serra da Estrela, o local em Portugal onde as temperaturas são mais próximas das do leste europeu.

Segundo apurou o Observador junto de fontes militares, mal a Rússia começou a marcar presença na zona de Donbass e se iniciaram as conjeturas sobre um possível conflito bélico com os russos a entrar em território ucraniano, os militares portugueses começaram logo a preparar-se para o terreno. É, aliás, prática habitual. “Sempre que existe um conflito começamos logo a treinar e a prepararmo-nos para o caso de sermos chamados a intervir”, explicou um militar.

Exército contacta militares na reserva

Neste caso, os militares da Brigada de Intervenção do Exército, os primeiros a serem chamados para as missões internacionais, estiveram a treinar na zona da Serra da Estrela, como mostram as imagens a que o Observador teve acesso. O Exército está já, também, a contactar com militares que se encontram na reserva, e de todas as unidades, incluindo as unidades especiais, para perceber se estão disponíveis para uma missão durante os próximos meses.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na manhã de quinta-feira, horas depois de os militares russos terem entrado em território ucraniano, o primeiro ministro António Costa falou ao país e condenou veementemente “a ação militar russa”. Salvaguardou que a NATO não iria “intervir na Ucrânia”, mas que poderia levar a cabo missões de dissuasão em países aliados que fazem fronteira com a Ucrânia e em que Portugal participaria. 

“Como é sabido, Portugal integra este ano as forças de ação rápida da NATO e, nesse quadro, temos um conjunto de elementos que estão disponibilizados para — e com prontidão a cinco dias — se for essa a decisão da NATO, a realização dessas missões de dissuasão”, anunciou, depois de reunir com o ministro da Defesa.

António Costa e o ministro da Defesa João Gomes Cravinho numa visita a militares portugueses numa missão da NATO em Cabul

PAULO VAZ HENRIQUES/GABINETE DO/LUSA

Um dia depois, e com as tropas russas quase a chegarem a Kiev, Costa anunciou que uma companhia do Exército português composta por 174 militares será enviada para a Roménia “nas próximas semanas”. O Observador apurou que os primeiros militares a avançar serão do Regimento de Infantaria n.º 14, em Viseu, que apronta o 2.º Batalhão de Infantaria Mecanizado de Rodas e que depende da Brigada de Intervenção.

“Portugal, para além das forças que este ano tem afetas ao comando europeu da NATO, decidiu antecipar do segundo semestre já para o primeiro semestre a mobilização e o empenho de uma companhia de infantaria que atuará na Roménia e que será projetada nas próximas semanas”, avançou o primeiro-ministro esta sexta-feira.

António Costa falava no Ministério da Defesa Nacional, acompanhado pelo ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, e pelo Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA), almirante Silva Ribeiro, depois de ter estado reunido à distância com os líderes dos países membros da NATO para discutir a crise de segurança na Europa à luz da ofensiva militar russa na Ucrânia.

O número total de militares a enviar já estava previsto no plano da participação portuguesa em missões internacionais para 2022, ao abrigo da Tailored Forward Presence da NATO.

“Vários outros países neste momento estão também a antecipar ou a reforçar, ou a decidir reforçar a sua participação junto destes países [limítrofes da Ucrânia] de forma a termos uma posição clara de unidade e de dissuasão relativamente à atuação da Rússia”, acrescentou.

Já em 2020 militares portugueses, no caso 95 militares do destacamento aéreo, estiveram na Polónia numa missão das Forças Armadas para a NATO. Voaram com quatro caças F-16M, militares de manutenção e apoio médico por dois meses num treino que servia precisamente para prevenir e impedir intrusões russas no espaço aéreo da NATO.

O Observador tentou falar com o Estado-Maior-General das Forças Armadas, mas ainda sem sucesso.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora