A atividade programada da GNR e da PSP está este ano a ser avaliada pela Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI), que pela primeira vez e de “forma inédita” faz uma monitorização da ação policial, revelou esta terça-feira aquela entidade.

Numa resposta enviada à agência Lusa, a IGAI refere que iniciou este ano e “de forma totalmente inovadora a monitorização da ação policial programada pela Guarda Nacional Republicana e pela Polícia de Segurança Pública.

“Enquadrada no objetivo operacional de assegurar o controlo externo da ação das Forças e Serviços de Segurança, a IGAI iniciou em 2022, de forma inédita, a monitorização da atividade das FSS no âmbito das suas áreas de atuação programada”, refere aquela entidade que fiscaliza a atividade das polícias.

Segundo a IGAI, trata-se de monitorizar a ação policial em contexto de ações programadas pela PSP e GNR, como sejam operações de fiscalizações do trânsito, ambiental, feiras e recintos, eventos religiosos, desportivos ou sociais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Inspeção-Geral da Administração Interna sublinha que vai dedicar “um número significativo de meios” a esta atividade que se insere “numa visão preventiva da ação policial”.

A monitorização da atuação policial programada envolve o acompanhamento dos elementos policiais no terreno por parte de inspetores da IGAI.

A IGAI esclarece que “não interfere no desenvolvimento da atuação operacional das forças de segurança”, pelo que o objetivo desta atividade é “a avaliação e monitorização do respeito pelo cumprimento dos critérios legais relativos à ação em causa”.

A Inspeção-Geral da Administração Interna prevê realizar este ano oito monitorizações.

A primeira monitorização feita pela IGAI aconteceu a 23 de fevereiro que acompanhou a atividade desenvolvida pela PSP no jogo da Liga dos Campeões Benfica-Ajax.