Nem a sombra de uma guerra na Europa travou a Apple de apresentar novos produtos em março. Esta terça-feira, à semelhança do que tem acontecido por esta altura nos últimos anos, a empresa norte-americana revelou novidades a partir da sua sede, em Cupertino, nos EUA. Os principais rumores apontavam para que fossem divulgadas novas versões do iPhone SE e do iPad Air, o que acabou mesmo por acontecer. Esperava-se ainda que os Macbook Air ganhassem modelos renovados, mas a marca optou por revelar um computador de secretária topo de gama de quase 10 mil euros e um ecrã 5K, que não está incluído.

[No vídeo abaixo, pode acompanhar em direto o evento da Apple] 

Tim Cook, presidente executivo da empresa, entrou em palco e começou por falar do Apple TV+, o serviço de subscrição de séries e filmes da tecnológica e revelou que esta plataforma vai ter novos conteúdos, como baseball em direto. Depois, passou ao tema que os fãs da marcas mais anseiam: “o iPhone”. Neste evento, a tal revelação esperada: há uma nova versão do iPhone SE.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O novo iPhone SE tem um processador A15 Bionic

A principal novidade deste modelo — a terceira “Special Edition” (as siglas para SE) do smartphone –, é o processador A15 Bionic. Este componente, que já estava presente nos últimos telemóveis da marca, faz agora parte também deste modelo.

Quanto ao visual, o novo iPhone SE mantém o botão físico que permite aceder ao menu principal — as últimas versões do iPhone têm um ecrã de canto a canto e funcionam com gestos, sendo este o único modelo com botão físico –, tem um ecrã de 4,7 polegadas e ainda uma câmara na parte de trás com apenas uma lente de 12 megapíxeis. Além disso, há outra novidade que o modelo apresentado em 2020 não tem: 5G. O iPhone SE renovado, que chega ao mercado a 18 de março, tem ainda uma bateria “mais duradoura”, disse a marca.

O novo iPad Air mantém o visual do modelo apresentado em 2020

Tim Cook divulgou ainda uma nova versão do iPad Air, um dos modelos dos tablets da empresa. Agora, como a versão Pro, o iPad Air tem processador M1, da Apple e que substituiu o da Intel, que era utilizado nos antigos equipamentos da marca. Segundo a Apple, esta novidade no iPad torna a nova versão “mais rápida” em relação às versões anteriores.

Ao nível de hardware há também mudanças. A câmara frontal do tablet tem agora 12 megapíxeis. Já o ecrã tátil continua a ter tecnologia “liquid retina” e, não se mudando aprofundadamente o visual deste modelo, o novo iPad Air continua a ser compatível com todos os acessórios para estes equipamentos — caso do teclado magic keyboard e da caneta digital da Apple.

O novo iPad Air tem alterações de visual ligeiras

As novidades da Apple não ficaram por aqui e a empresa divulgou uma nova versão do seu processador M1, o M1 Ultra. Este componente é mais rápido do que o M1 Max (que já era superior ao modelo M1 e M1 Pro), diz a tecnológica.

A acompanhar a nova versão do processador há um computador: o Mac Studio — que, de acordo com o site oficial da Apple em Portugal, pode custar até cerca de 9.800 euros. Apesar de um design minimalista, tendo o formato de um cubo branco, o dispositivo tem várias entradas para conexão de outros equipamentos — cartão SD, USB e USB-C, HDMI, ethernet e áudio.

O novo Mac Studio e o ecrã Display Studio

Apesar das promessas da empresa de que este computador é dos mais potentes que alguma vez criou graças ao processador M1 Ultra, falou-se também da sustentabilidade. Segundo a Apple, esta máquina consome menos mil kilowatts do que computadores equivalentes e é feita com materiais reciclados e recicláveis. O Mac Studio, além da versão com o M1 Ultra, tem modelos mais acessíveis financeiramente usando o antigo M1 Max mas que contam com as novidades deste cubo.

A Apple divulgou também um novo ecrã 5K

A empresa divulgou ainda um novo ecrã, o Studio Display. Este visor tem 27 polegadas, imagens 5K e, para o processamento da câmara frontal embutida, conta com um processador integrado A13 Bionic (o mesmo de alguns modelos iPhone), para melhorar a imagem.

Como aconteceu noutros eventos da marca por esta altura do ano, a empresa aproveitou o momento para anunciar novas cores para o último modelo lançado, o 13 — que agora será também vendido em verde.

A única informação oficial prévia ao evento, além da data, foi o nome, que teve novamente um trocadilho: “Peek Performance”. Em português a tradução é algo como “espreite o desempenho”, mas, foneticamente em inglês, as palavras podem ser ouvidas também como “desempenho de topo”.

No primeiro evento de 2021 da Apple, a empresa já tinha feito algo semelhante quando divulgou as suas novas versões dos iMac coloridos na apresentação “Spring Loaded”. Em português, a tradução é algo como “carregado de primavera” ou até um trocadilho com a palavra “mola” e carregamento, ou mesmo uma alusão à expressão inglesa de eventos que antecipam boas notícias.

Os iMac coloridos estão de volta. As cinco novidades do primeiro evento de 2021 da Apple

O anterior evento da Apple de apresentação de novos produtos tinha sido em setembro de 2021, quando apresentou os iPhone 13 e um modelo renovado do iPad Pro.

As novidades do iPhone mais rápido, mais eficiente – e mais caro – de sempre