A comunidade judaica do Porto suspendeu o processo de certificação de judeus sefarditas que permitem a atribuição da nacionalidade portuguesa, na sequência da detenção do rabino Daniel Litvak por suspeitas de corrupção e falsificação de documentos no caso da concepção da nacionalidade portuguesa a Roman Abramovich, o oligarca russo dono do clube inglês Chelsea.

Os documentos internos a que o Observador teve acesso confirmam que o Conselho de Direção da Comunidade Judaica do Porto “decidiu que o processo de certificação sefardita deve ser suspenso com efeito imediato enquanto decorre a investigação” da Polícia Judiciária. “Todas as candidaturas atuais estão suspensas até nova ordem“, continuam.

Detido rabino da Comunidade Israelita do Porto, um dos responsáveis pela atribuição de cidadania portuguesa a Abramovich

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O rabino da comunidade israelita portuense foi detido esta quinta-feira pela Polícia Judiciária do Porto, por suspeitas de associação criminosa, corrupção falsificação de documentos, entre outros alegados crimes, avançou o Público e confirmou o Observador. Daniel Litvak preparava-se para sair do país com destino a Israel, no momento em que foi detido por alegado perigo de fuga. Ficou sem passaporte, impedido de sair de Portugal e obrigado a apresentações periódicas à polícia.

Já a Comunidade Israelita de Lisboa (CIL) não foi alvo de buscas, nem nenhum dos membros foi detido ou constituído arguido — apesar de estar em curso uma investigação ao processo de naturalização do empresário Patrick Drahi, acionista da Altice. O esclarecimento veio da própria comunidade judaica, que ainda assim diz estar disponível para contribuir com as autoridades nesta investigação.

A CIL, até ao momento, não foi contactada pelas autoridades para prestar esclarecimentos sobre esse, ou qualquer outro processo. Atendendo ao interesse público da matéria, e porque há que contribuir para que não reste qualquer dúvida sobre a legalidade do mesmo, a CIL informa que na próxima segunda-feira, dia 14 de março, contactará, por sua iniciativa, as autoridades“, diz o comunicado de imprensa.

Sefarditas. Certificação da nacionalidade portuguesa do dono da Altice, Patrick Drahi, também sob investigação

As regras de atribuição da certificação da descendência sefardita são diferentes na comunidade judaica de Lisboa e na do Porto, sabe o Observador.

Na capital, a instituição exige a apresentação de documentação (certificados de nascimento, de óbito ou até de cemitérios, entre outros) que comprove essa ligação, como uma certidão de nascimento ou de óbito com informações que a sustentem. No Porto, o processo é comandado pelo rabino, que acaba por ser o responsável pelo processo de emissão de um documento que declara ascendência judaica sefardita do candidato. É esse documento que abre portas à atribuição da nacionalidade portuguesa.