O Presidente ucraniano visitou este domingo os combatentes que ficaram feridos na sequência dos confrontos com as tropas russas no país; e os profissionais de saúde que estão a acudi-los. Num vídeo publicado na conta de Telegram e depois no mural de Facebook, Volodymyr Zelensky surge acompanhado por membros do governo e militares ucranianos num hospital militar ocupado por soldados ucranianos feridos em combates contra as forças invasoras.
“Uma visita aos nossos lutadores feridos. As melhoras, pessoal. Eu acredito: o melhor presente para a sua retirada será a nossa vitória conjunta“, escreveu Volodymyr Zelensky quando publicou o vídeo, captado em Kiev. O líder ucraniano também surge a distribuir medalhas a alguns dos doentes internados na instituição; e aos médicos e enfermeiros que os estão a acompanhar. Zelensky também acedeu a pedidos para tirar selfies com alguns dos internados.
Nos comentários, os seguidores do Presidente da Ucrânia nas redes sociais elogiaram o gesto e destacam a importância que a visita terá tido para os soldados doentes. Mais fotografias da interação de Zelensky com os combatentes e com os profissionais de saúde foram publicadas posteriormente na conta oficial do Ministério da Defesa ucraniano.
Президент України Володимир Зеленський відвідав у госпіталі поранених захисників України ????????
???? «Хлопці, швидше одужуйте. Вірю: найкращим подарунком до вашої виписки буде наша спільна перемога!» – зазначив @ZelenskyyUa pic.twitter.com/lHYZJHWvp8
— Defense of Ukraine (@DefenceU) March 13, 2022
Fonte oficial da presidência ucraniana revelou este domingo que pelo menos 1.300 soldados do país já foram mortos durante a invasão da Rússia. Nem sempre há cerimónias fúnebres para estes combatentes ou para os civis que perdem a vida na sequência dos ataques: em cidades como Mariupol, por exemplo, estão a ser abertas valas comuns para enterrar as vítimas ucranianas. Já os cadáveres de militares russos são muitas vezes deixados nas ruas e servem de alimento aos animais.