A empresa ferroviária francesa SNCF anunciou a compra da empresa Takargo ao grupo Mota-Engil. A operação será concretizada através da Rail Logistics, divisão do grupo público francês dedicada à logística e transporte de mercadorias por comboio.

A Takargo foi a primeira operadora ferroviária privada a operar em Portugal no mercado liberalizado, vocacionada para o transporte de mercadorias, tendo sido constituída em 2006. O comunicado da Rail Logistics não revela o valor da aquisição, indicando apenas que a operadora registou um volume de negócios de 16 milhões de euros no ano passado.

Para além do transporte de mercadorias em Portugal, a Takargo está também presente no tráfego transfronteiriço com Espanha, tendo criado uma joint-venture para operar no corredor ibérico. A empresa será integrada na rede Captrain, um player em transporte ferroviário e logístico na Europa. A operação terá de ser validade pelos reguladores da concorrência. A Rail Logistics é o maior operador logístico em França incluindo as empresas Fret SNCF, Captrain, VIIA, Valiland Cargo e Forwardis, e o segundo na Europa.

O comunicado sublinha que a integração da Takargo numa empresa europeia de relevância no setor “acelerará o seu desenvolvimento, tornando a empresa mais forte com oportunidades de vendas cruzadas resultantes da ampla rede geográfica e o vasto portfólio de clientes e serviços da Captrain”. E acrescenta que a mudança de acionista não irá implicar mudanças no modelo operacional da Takargo que tinha mais de 100 colaboradores.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR