De óculos, de fato, de cachecol do clube ao pescoço. Entre a verdadeira cimeira de antigos vencedores da Liga dos Campeões que ocupavam a zona dos camarotes e comentários da Johan Cruyff Arena, Rui Costa era o único português entre nomes como Edwin van der Sar, Júlio César ou o antigo companheiro do AC Milan Kaká, com quem brilhou também na Europa. E, depois de ter estado com a equipa antes do jogo, fez questão de descer também ao intervalo ao balneário antes de surgir no relvado no final do encontro onde deu um caloroso abraço a Darwin Núñez. “Antes falou para motivar os jogadores, para desfrutarmos deste tipo de jogos, foi o que fizemos. No final deu os parabéns e disse para continuarmos”, contou o lateral Grimaldo.
Darwin deu o nome mas o inventor da teoria chama-se Veríssimo (a crónica do Ajax-Benfica)
Cinco anos depois, os encarnados voltam aos quartos da Liga dos Campeões entre uma série de tubarões que já asseguraram a passagem como Bayern, Real Madrid, Manchester City, Liverpool e Atl. Madrid (Juventus e Villarreal partem empatados para a segunda mão, o Chelsea tem dois golos de vantagem sobre o Lille). E no conjunto dos colcheneros, que esta noite foi ganhar também ao Manchester United em Old Trafford por 1-0, houve um adepto especial que vibrou com o triunfo frente ao Ajax em Amesterdão.
O Benfica é a única equipa fora do Top 5 UEFA que está nos quartos de final da Champions:
????????????????????????????Man. City
????????????????????????????Liverpool
????????Atlético Madrid
????????Real Madrid
????????Bayern
????????Benfica
(Amanhã há Lille x Chelsea e Juventus x Villarreal) pic.twitter.com/NlHto98g9l— Playmaker (@playmaker_PT) March 15, 2022
“Passagem do Benfica? Já sei, já sei. Quando cheguei ao balneário foi a primeira coisa que perguntei e estou feliz que tenham passado. Espero defrontá-los nos quartos de final…”, comentou à Eleven Sports.
O sorteio está marcado para a manhã de sexta-feira (11h) numa fase em que faltam apenas dois apurados mas já é certo que o Benfica terá a campanha mais lucrativa de sempre a nível de receitas por objetivos alcançados na Liga dos Campeões, num total que para já ascende a mais de 65 milhões de euros: 15,64 milhões pelo apuramento para a fase de grupos, 21,6 milhões pelo ranking conseguido na última década, 7,89 milhões dos oito pontos conseguidos na fase de grupos, 9,6 milhões pelo apuramento para os oitavos e agora mais 10,6 milhões pela qualificação para os quartos. A passagem às meias pode ainda render mais 12,5 milhões, sendo que a tudo isto se deve juntar ainda as verbas do market pool relativo às transmissões televisivas.
Equipas fora do Top 5 Ranking UEFA nos quartos de final da Champions (últimas 10 épocas):
2013 ????????Galatasaray
2015 ????????FC Porto
2016 ????????Benfica
2019 ????????FC Porto, ????????Ajax
2021 ????????FC Porto
2022 ????????Benfica pic.twitter.com/fXo1xMtGTF— Playmaker (@playmaker_PT) March 15, 2022
“Foi um jogo muito complicado. Jogámos com uma equipa que joga muito bem, sabíamos que íamos sofrer e sofremos. Tínhamos de desfrutar na hora de ter bola. Jogámos no contra ataque mas eles estavam bem posicionados. Estou contente pela vitória, a equipa deu tudo e já temos de pensar no próximo jogo. Saída? Estou cansado. Corremos todos muito e estou com dor no adutor, faz parte de um jogador”, começou por dizer Darwin Núñez, autor do quarto golo na Champions e 26.º da temporada, à CNN Portugal.
Benfica não perde há 8 jogos e marca há 15 encontros
➡Última derrota do Benfica: 02/02/2022, frente ao Gil Vicente
➡Última vez que o Benfica não marcou: 23/12/2021, frente ao FC Porto pic.twitter.com/6nLtm6nwHI— Playmaker (@playmaker_PT) March 15, 2022
“Agora a festa vai ser no balneário, todos juntos. Damos-nos muito, sacrificamo-nos e agora vamos festejar todos juntos. É uma alegria para o Benfica, quero também agradecer aos benfiquistas que nos apoiaram. O abraço do presidente? Estava contente, como todos os jogadores faz parte do grupo, faz parte disto. Por isso abraçámo-nos. Foi um jogo de muito sacrifício para nós porque eles tiveram mais posse de bola e nós, na hora de atacar, não conseguíamos sair de trás. Mostraram que são uma grande equipa mas fizemos um bom trabalho. Sabíamos que íamos sofrer, chegou esse golo e foi defender a vantagem depois. Prémio de MVP? Vou guardar o troféu em casa, onde estão todos bem guardados. E vou festejar, claro”, concluiu.
Golos de Darwin Nunez decisivos em vitórias do Benfica esta época:
Boavista, 3-1 ⚽⚽
FC Famalicão, 4-1 ⚽⚽⚽
Santa Clara, 2-1 ⚽⚽
Ajax, 1-0 ⚽ pic.twitter.com/BKRxFHx940— Playmaker (@playmaker_PT) March 15, 2022