Um avião com 132 passageiros a bordo despenhou-se esta segunda-feira na China, noticiou a AFP. Segundo a imprensa estatal chinesa, não há sinais de sobreviventes entre os escombros.

De acordo com a AFP, o avião — um Boeing 737 — pertencia à companhia aérea China Eastern, uma das cinco grandes empresas de aviação da China, com sede em Xangai.

O avião tinha partido de Kunming, capital da província chinesa de Yunnan, às 13h (5h em Lisboa), e dirigia-se para a cidade de Guangzhou, a cerca de 1.400 quilómetros do local de partida.

Porém, o voo nunca chegou ao destino, tendo desaparecido dos radares pouco antes das 14h30 (6h30 de Lisboa). O avião despenhou-se numa zona rural do sul da China, perto da cidade de Wuzhou, na região de Guangxi.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Podemos confirmar que o avião se despenhou”, disse a China Eastern Airlines num comunicado citado pela Reuters.

Segundo a televisão estatal CCTV, que a AFP cita, a queda do avião deu origem a um incêndio.

Vídeos partilhados pela televisão estatal através do Twitter mostram uma enorme coluna de fumo na região montanhosa onde o avião se despenhou. É possível ver também imagens dos destroços da aeronave.

De acordo com informações recolhidas pelo jornal britânico The Guardian, o avião acidentado tinha seis anos de idade e era do modelo Boeing 737-89P, um dos modelos de aeronave mais comuns do mundo.

Entretanto, a China Eastern Airlines suspendeu todos os seus voos com aquele modelo de aeronave, noticia a televisão estatal chinesa.

Ao mesmo tempo, de acordo com a Reuters, as ações da Boeing caíram cerca de 8% na sequência do acidente. Numa nota enviada pelo chefe executivo, Dave Calhoun, aos funcionários a que a Sky News teve acesso, lê-se que a multinacional norte-americana está “a fazer tudo o possível para apoiar os clientes” e para levar a cabo “uma investigação ao acidente durante este tempo difícil, guiado pelo nosso compromisso pela segurança, transparência e integridade”.

Boeing Chief Executive Dave Calhoun told employees on Monday that the manufacturer had offered the full support of its technical experts in the crash investigation

Atualizado às 07h02 com mais informação sobre o número de sobreviventes.