As forças da Ucrânia estão a desenterrar os cadáveres de soldados russos sepultados em valas comuns na capital Kiev para devolvê-los à Rússia e  trocá-los por combatentes ucranianos vivos, mantidos como reféns de guerra após os confrontos em Rusaniv, no leste da cidade.

Os relatos surgem numa reportagem do The Kyiv Independent, que acompanhou um grupo de soldados ucranianos que desenterraram seis corpos de russos mortos em combate em Kiev para, em troca, recuperarem em segurança dois soldados da Ucrânia. O cheiro libertado da terra evidencia que os cadáveres já estavam em processo de decomposição, escreve o jornal.

Os governos da Ucrânia e da Rússia nunca revelaram a existência destas trocas de soldados — vivos ou mortos — entre exércitos oponentes no campo de batalha.

Não se sabe a identidade dos corpos que estão a ser recolhidos pelos trabalhadores dos serviços de emergência da Ucrânia na margem do rio Trubizh. Os cadáveres são recolhidos aleatoriamente, já sem qualquer documento ou objeto que os possa identificar.

De acordo com os relatos prestados ao The Kyiv Independent, antes das batalhas, os russos deixam para trás todos os documentos ou objetos que possam revelar a sua identidade. Nos casos em que os ucranianos vencem os confrontos, recolhem esses pertences dos veículos russos destruídos.

A Ucrânia afirma que o número de soldados russos mortos em combate no país ascende aos 15 mil, mas os Estados Unidos contabiliza menos de metade — 7.000, segundo as autoridades de vigilância norte-americanas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR