A AgentifAI, uma startup portuguesa de Braga especializada em inteligência artificial, angariou 10 milhões de euros de investimento. O montante foi angariado através do fundo Next Tech Fund e servirá para “acelerar” a expansão do negócio em mercados “como Espanha, França, Inglaterra e Estados Unidos”, diz a empresa em comunicado.

A startup fundada por Rui Lopes, que também é presidente executivo da empresa, está por trás do “robô” de inteligência artificial que apelidou de “Alice”. Como explica a AgentifAI, o software “fala naturalmente com os clientes da banca e da saúde”, “é capaz de realizar marcações de centenas de diferentes atos médicos e concretizar operações financeiras muito facilmente através de linguagem natural”.

Rui Lopes afirma ainda que a Alice consegue apresentar uma “resposta mais humanizada, empática e inteligente, face à tecnologia existente, dando um passo em frente no estado de arte atual na área de assistentes pessoais” e tem “motivado um crescente interesse por parte do mercado internacional na solução”.

Não há necessidade de sacrificar uma boa experiência com a introdução de automatização no contacto com o cliente, sendo que a Alice é capaz de concretizar os pedidos dos clientes de forma natural e fluída (…) por vezes, as pessoas até se esquecem que estão a falar com uma máquina”, diz Rui Lopes.

António Mello Campello, gestor do fundo de investimento Next Tech Fund, diz que a AgentifAI foi selecionada para receber este montante “após uma extensa análise realizada ao mercado” e que se destacou por “apresentar uma solução que realmente funciona, com resultados mensuráveis em contexto real (…) capaz de causar um verdadeiro impacto na operação dos seus clientes e com uma equipa que tem tido uma excelente execução”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR