Ao fim de duas semanas afastado do espaço público (o que levantou suspeitas) e de ter, alegadamente, tido um ataque cardíaco após ouvir uma descompostura de Putin, o ministro da Defesa russo, Sergey Shoigu, voltou a ser visto a falar em público. Shoigu surge num vídeo publicado este sábado pelo Ministério da Defesa da Rússia a presidir a uma reunião de altas patentes militares e a discutir o abastecimento de armas às tropas russas na Ucrânia.
Onde está Sergei Shoigu? Ministro da Defesa russo e aliado de Putin não é visto há 12 dias
“Continuamos adiantados em relação ao previsto na entrega de armas e equipamentos por meio de crédito”, diz Shoigu no vídeo. “A prioridade são as armas de longo alcance e alta precisão, equipamento para aeronaves e a manutenção do estado de prontidão das forças nucleares estratégicas.”
???????? Министр обороны Российской Федерации генерал армии Сергей Шойгу провел рабочее совещание по вопросам реализации программы государственного оборонного заказа и выполнения социальных обязательств перед военнослужащими Вооруженных Сил РФ ➡ https://t.co/eTIpv7sUXT pic.twitter.com/8K5xK7PEwZ
— Минобороны России (@mod_russia) March 26, 2022
Depois da longa ausência do espaço público, o que levantou suspeitas relacionadas com possíveis desentendimentos dentro do Kremlin ou com problemas de saúde do ministro da Defesa russo em plena guerra, Shoigu reapareceu brevemente, na quinta-feira, numa videoconferência com Vladimir Putin, mas sem som e com interferências suspeitas — que levantaram novas suspeitas sobre a credibilidade das imagens.
Depois do reaparecimento misterioso, começou a circular a teoria de que Shoigu teria tido um ataque cardíaco após ouvir uma descompostura de Vladimir Putin por causa do fracasso da invasão da Ucrânia. A teoria foi avançada nas redes sociais pelo antigo ministro-adjunto do Interior ucraniano Anton Gerashchenko, que é atualmente conselheiro do ministério.
“Shoigu teve um ataque cardíaco. Por isso, não aparece em público desde meados de março”, escreveu Gerashchenko nas redes sociais. “Shoigu teve um ataque cardíaco depois de uma dura reprimenda de Putin devido ao completo falhanço da invasão da Ucrânia. Agora, está em reabilitação no hospital militar.” Shoigu terá, inclusivamente, sido internado no hospital sob um nome falso — N. N. Burdenko — para não ser identificado.