A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood condenou o comportamento de Will Smith durante a cerimónia dos Óscares, na madrugada desta segunda-feira, e anunciou que vai lançar uma “revisão formal” do caso e ponderar eventuais consequências.
O humorista Chris Rock foi esbofeteado por Will Smith em pleno palco, no Dolby Theatre, depois de uma piada que envolvia a mulher do ator, Jada Pinkett Smith.
A bofetada de Will Smith a Chris Rock no momento mais insólito (da História) dos Óscares
Não foi apresentada qualquer queixa formal, mas a Academia anunciou esta segunda-feira, num comunicado citado pela Associeted Press, que vai estudar as “possíveis ações e consequências, de acordo com os regulamentos, padrões de conduta e a lei da Califórnia”
A Academia já tinha feito uma publicação no Twitter na qual afirmava que “condenava todos os tipos de violência”, mas sem se referir especificamente o caso.
The Academy does not condone violence of any form.
Tonight we are delighted to celebrate our 94th Academy Awards winners, who deserve this moment of recognition from their peers and movie lovers around the world.
— The Academy (@TheAcademy) March 28, 2022
Will Smith, que venceu o Óscar de Melhor Ator pelo desempenho em “King Richard”, pediu desculpa à Academia pelo incidente quando mais tarde voltou a subir ao palco para receber a troféu, manifestando o desejo de voltar a ser convidado para a cerimónia.
“Aconteceu mesmo?”: as reações à bofetada de Will Smith sobre Chris Rock em memes
Já esta terça-feira, Will Smith divulgou um texto nas redes sociais onde pede desculpa a Chris Rock e à Academia.
“A violência, em todas as suas formas, é venenosa e destrutiva. O meu comportamento nos Óscares de ontem à noite foi inaceitável e indesculpável. Piadas à minha custa fazem parte do trabalho, mas uma piada sobre a condição médica da Jada foi demais para mim e reagi emocionalmente”, justifica.
“Gostaria de te pedir desculpa publicamente, Chris. Estava fora de controlo e estava errado”, escreve o ator. “Estou envergonhado e as minhas ações não são reflexo do homem que quero ser. Não há lugar para violência num mundo de amor e bondade.”
“Também gostaria de pedir desculpas à Academia, aos produtores do programa, a todos os participantes e a todos que os que assistiram em todo o mundo. Gostaria de pedir desculpa à família Williams e à minha família ‘King Richard’. Lamento profundamente que o meu comportamento tenha manchado o que tem sido uma jornada linda para todos nós.”
“Sou um trabalho em progresso”, termina.