Pelo menos 53 monumentos e sítios culturais da Ucrânia ficaram danificados em consequência da invasão militar russa no país, revelou sexta-feira a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

Num levantamento não exaustivo divulgado este sábado, feito a partir de imagens de satélite e de testemunhos recolhidos, a UNESCO revela que ficaram destruídos ou danificados 29 locais religiosos, 16 edifícios históricos, quatro museus e quatro monumentos.

Entre os locais atingidos estão o museu Ivankiv de Kiev, a igreja ortodoxa de Kamaianka, em Izium, e uma outra em Zadonsky, na região de Zaporíjia. Segundo a agência France-Presse, a UNESCO não tem ainda informações sobre o nível de destruição em Mariupol e Kherson, ocupadas pelas forças russas.

A Rússia é signatária de uma convenção da Organização das Nações Unidas, assinada em 1954, sobre proteção de bens culturais em caso de conflito armado.

Numa carta enviada em março ao ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, a diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay, lembrou que “qualquer violação dessas normas implicará uma responsabilização internacional de seus autores”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR