A Waymo, a divisão para a condução autónoma da Google, continua a desenvolver o seu sistema destinado a veículos sem condutor. Depois de ter testado os seus veículos 100% autónomos na Califórnia, com um condutor sentado atrás do volante e pronto a intervir caso acontecesse alguma anomalia ou o modelo não conseguisse ultrapassar com segurança a situação que tinha pela frente, foi iniciado o serviço de táxis-robô em São Francisco. Finalmente, sem condutor como solução de segurança.

Ao contrário dos construtores de automóveis que desenvolvem os seus sistemas autónomos, seja com tecnologia própria, como a Tesla, ou com a colaboração de fornecedores independentes, como a Mercedes faz com a Bosch, todos eles destinados a equipar os seus próprios veículos, a Waymo visa produzir um sistema que possa ser vendido como uma solução chave na mão.

O CEO da Waymo, Tekedra Mawakana, afirmou estar “satisfeito” por terem entrado numa nova fase do desenvolvimento do seu sistema autónomo: “Depois de seis meses a recolher informações através dos nossos técnicos em veículos a funcionar em São Francisco e Phoenix, vamos finalmente arrancar com os nossos carros sem condutor.”

De momento, os Jaguar I-Pace equipados com o mais recente sistema autónomo da Waymo destinam-se a transportar gratuitamente os funcionários da Google, para o emprego e de regresso a casa. Mas o objectivo, a curto prazo, é servir o público em geral. Veja no vídeo como tudo funciona:

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