O regulador russo de comunicações, Roskomnadzor, exigiu, esta terça-feira, que a enciclopédia virtual Wikipedia ponha termo à “publicação de informação falsa” sobre o que Kremlin denomina “operação militar especial” da Rússia na Ucrânia.

Rússia quer multar a Wikipédia por “falsificações”

Em comunicado, o Roskomnadzor indica que segunda-feira enviou uma petição à Procuradoria Geral da Rússia solicitando que a administração da plataforma Wikipedia passe a limitar a difusão de “informação não confiável”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Recentemente publicou-se em grande escala conteúdos na Wikipedia que difundem informação pouco confiável sobre a ‘operação militar especial’ na Ucrânia e as ações das Forças Armadas da Federação Russa”, refere o regulador.

“A Wikipedia converteu-se numa nova linha com constantes ataques de informação contra os russos”, indica o mesmo documento, ao mesmo tempo que acusa os autores dos artigos publicados na enciclopédia virtual de “desinformar os utilizadores” através de “informação falsa”.

O organismo estatal russo diz ainda que os artigos publicados na Wikipedia “promovem uma interpretação dos factos exclusivamente” contra a Rússia.

O Roskomnadzor recorda também que já tinha enviado anteriormente um pedido à Wikipedia para eliminar “informação falsa sobre os acontecimentos na Ucrânia” ameaçando com uma multa de quatro milhões de rublos (43 mil euros).

A plataforma Wikipedia não pagou a multa.