Passaram 105 anos desde a entrada dos Estados Unidos da América na Primeira Grande Guerra ao lado dos Aliados. A participação dos EUA no conflito, quando o país era liderado pelo Presidente Woodrow Wilson, deu-se por decisão do Congresso a 6 de abril de 1917.

Com a entrada em vigor do Ato de Serviço Seletivo, a 18 de maio de 1917, quatro milhões de norte-americanos foram selecionados involuntariamente para servir os EUA na Europa. Além deste draft, a propaganda feita com cartazes alusivos ao conflito e representados muitas vezes pelo próprio Uncle Sam — em inglês “Tio Sam”, uma alusão à figura simbólica dos EUA — levou a que muitos cidadãos se inscrevessem de forma voluntária para lutar contra as tropas alemãs.

A 6 de junho, 14 mil soldados chegaram a França, onde iriam receber treino militar antes de confrontarem as potências imperialistas. Com o fim do conflito, a 11 de novembro de 1918, mais de dois milhões de norte-americanos tinham participado no conflito de forma ativa, sendo que cerca de um milhão esteve na linha da frente, onde mais de 50 mil tropas dos EUA terão morrido.

Veja na fotogaleria algumas imagens relacionadas com a participação dos EUA na Primeira Grande Guerra.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR