O Fantasma de Kiev, famoso piloto das Forças Armadas ucranianas, tem uma dupla na luta contra as tropas russas que parece reencarnar Lyudmila Pavlichenko, a maior franco-atiradora da Segunda Grande Guerra.

As Forças Armadas da Ucrânia anunciaram, no domingo, que a franco-atiradora conhecida apenas como “Carvão” – e apelidada de heroína nacional – teria voltado da aposentadoria para lutar contra os soldados russos. Em 2017, a ucraniana juntou-se aos fuzileiros do país, tendo “desempenhado várias missões de combate no leste da Ucrânia“, nas regiões de Lugansk e Donetsk.

Em Janeiro deste ano, a militar abandonou o exército. Porém, com o início da invasão russa, “Carvão” voltou para os fuzileiros estando ao serviço do 35.º Batalhão de Infantaria, sob o comando do almirante Mykhailo Ostrogradsky.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A boa pontaria parece correr nas veias das mulheres ucranianas, uma vez que a franco-atiradora mais letal do exército da União Soviética durante a Segunda Grande Guerra – responsável pela morte de 309 nazis, razão pela qual ficou conhecida como “Lady Morte” – era também ela da Ucrânia.

A participação ativa de Lyudmila Pavlichenko na guerra começou na Batalha de Odessa (1941).  As tropas romenas, do lado do Eixo, cercaram durante vários meses a região do sul da Ucrânia e Pavlichenko matou 187 soldados nazis ao longo de 75 dias.

Lyudmila Pavlichenko: a maior franco-atiradora da Segunda Guerra Mundial era ucraniana

Após a queda de Odessa, a divisão de Lyudmila foi transferida para Sebastopol, onde a ucraniana lutou durante oito meses. Em junho de 1942, a ucraniana já tinha matado 309 inimigos. Destes, 33 a 36 seriam franco-atiradores alemães.

A franco-atiradora russa abandonada

As tropas ucranianas anunciaram, no dia 25 de março, a captura da franco-atiradora russa conhecida como “Bagira”, uma militar de 41 anos, e mãe de duas filhas, e responsável por 40 mortes confirmadas.

Irina Starikova, nome verdadeiro da franco-atiradora russa, segundo a Marca, foi abandonada pelos seus colegas no campo de batalha, gravemente ferida. Foram as tropas ucranianas, que a capturaram, que trataram dos seus ferimentos.