O canal de televisão britânico BBC avisou, esta quarta-feira, que os propagandistas russos utilizaram um “vídeo falso” para culpar a Ucrânia do ataque a uma estação de comboios em Kramatorsk, que fez 52 vítimas mortais.
A estação está “consciente do vídeo falso com a marca de água da BBC News” que sugere que a Ucrânia “foi responsável pelo ataque com mísseis na estação de comboios em Kramatorsk”. Na sua conta do Twitter, o canal garantiu que está agir para que o vídeo “seja removido”.
We are aware of a fake video with BBC News branding suggesting Ukraine was responsible for last week’s missile attack on Kramatorsk train station. The BBC is taking action to have the video removed. We urge people not to share it and to check stories on the BBC News website.
— BBC News Press Team (@BBCNewsPR) April 13, 2022
“Apelamos às pessoas para não o partilharem e para verificarem as histórias no website da BBC News”, instou também o canal.
Este vídeo foi mostrado na televisão estatal russa e também foi partilhado em várias redes sociais, incluindo em grupos de apoio à Rússia, sendo que o canal britânico garante não o ter filmado.
Com base neste vídeo, a Rússia acusava a Ucrânia de atacar os seus próprios civis. Até ao momento, o ministro da Defesa russa ainda não reconheceu a autoria do ataque: “Todas as acusações de representantes do regime nacionalista de Kiev de que a Rússia realizou um ataque com mísseis na estação ferroviária de Kramatorsk são uma provocação e não correspondem à verdade”.
O ataque atingiu a estação ferroviária no momento em que “milhares de civis” esperavam no local para fugir da região.