Joseph F. Khan será o novo diretor executivo do New York Times, anunciou, esta terça-feira, o publisher do jornal norte-americano, A.G. Sulzberger.
Galardoado duas vezes com um prémio Pulitzer (o maior prémio de excelência do jornalismo), Joseph Khan era desde 2016 o segundo no comando do New York Times, altura em que ocupou o cargo de managing editor. Khan vai suceder a Dean Baquet, o primeiro diretor executivo afro-americano do jornal, que abandona a liderança do jornal aos 65 anos — é regra os diretores executivos do New York Times cessarem funções ao atingir esta idade. Joseph Khan assumirá o cargo oficialmente em junho deste ano, segundo o jornal.
Para muitas pessoas, especialmente aquelas que trabalharam ao lado de Joe [Joseph Khan], um jornalista brilhante e um líder corajoso e íntegro, este anúncio não será surpresa”, afirmou A.G. Sulzberger, num comunicado feito à redação do jornal. “O Joe traz uma capacidade de análise impecável, um conhecimento sofisticado das forças que moldam o mundo e um longo percurso a ajudar jornalistas a produzirem os seus trabalhos mais ambiciosos e corajosos.”
Joseph Khan cresceu na região de Boston e o seu pai foi também ele jornalista. Repórter no jornal da escola secundária que frequentou, Joe acabou depois por vir a ser director do The Crimson, o jornal diário da Universidade de Harvard, onde concluiu uma licenciatura em História no ano de 1987. Viria depois a concluir um mestrado em Estudos Asiáticos e a aprender mandarim.
Começou a trabalhar como jornalista no The Dallas Morning News, no Texas, e tornou-se correspondente do mesmo jornal em Pequim em 1989, na mesma época em que ocorreram os protestos na Praça de Tiananmen. Em 1994, ganharia o seu primeiro Pulitzer em nome do Dallas Morning News. Nesse ano, Joe Khan estava já a trabalhar com o The Wall Street Jornal, tendo entrado no jornal no final de 1993, como correspondente em Xangai.
Em 1998, Joseph Khan entrou no New York Times, onde integrou a secção de Economia antes de regressar para Xangai. Em 2003, tornou-se o diretor do escritório do New York Times em Pequim. Ganhou o segundo Pulitzer, em colaboração com o também jornalista do New York Times, Jim Yardley, em 2006.
No ano de 2008, Joseph Khan regressou a Nova Iorque como subeditor da secção Internacional, tendo-se tornado editor da mesma área em 2011. Em 2016, Joe Khan subiu a número 2 da hierarquia do New York Times.
Foi ainda responsável pela abertura dos escritórios do jornal em Londres e Seoul, além de ter representado um papel vital na transição do jornal para o meio digital.